Campanha revela erros e acertos do marketing político
O senador Eduardo Braga está se tornando o maior cabo eleitoral de Amazonino Mendes. Ao usar seu espaço para “divulgar” o "Quem AMA...", promove mais ainda o adversário.
MC Melody deu uma grande lição de como o discurso negativo sobre alguém ajuda esse alguém a manter a imagem fortalecida: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim".
Braga tem muito a explorar para reforçar sua imagem. Mostrar porque vale a pena escolhê-lo ao invés do seu adversário. Buscar captar inclusive o voto nulo. Mas desperdiça seu tempo precioso lembrando do seu adversário.
Apesar das críticas, os amazonenses curtem a Ponte Rio Negro e a Arena da Amazônia. As duas obras quase não tem sido citadas na sua campanha.
O ataque é um caminho fácil. Mas este é o momento que Braga precisa defender sua imagem e fortalecer na mente do eleitor o seu nome e número.
ACERTOS DO MARKETING POLÍTICO
Já Amazonino Mendes é o que se diz dele: inteligente, se "apropria"das redes sociais e seu marketing ignora o adversário. Curiosamente, omite propostas, mas fala em reinicio, em reconstrução. A mensagem toca o eleitor porque é o que ele procura para a própria vida: reconstruir sonhos perdidos, as pontes que ele viu desabar a cada tropeço, as ligações que precisa fazer com o futuro. A ideia do sonho que não se perdeu nem pode ser perdido porque, apesar das desilusões com a vida, ninguém vive sem esperança.
NOVA ESQUERDA
Com o PT e o PCdoB em baixa no Brasil, o ex-ministro Ciro Gomes disse no YouTube que a esquerda brasileira não acabou e que está muito forte em alguns estados, como no Amazonas. Mas que esquerda? Não tem esquerda. Nem aqui nem em qualquer outro lugar do País...
EXCEÇÕES NA LRF
Voltará à pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, nesta semana, projeto de lei de autoria de Omar Aziz (PSD) que prevê que as ações de segurança pública podem entrar nas exceções da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a aplicação de sanções de suspensão de transferências voluntárias constantes da própria LRF.
O DECRETO DE ALCKMIN
Decreto do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) regulamentou espécies piscosas como pirarucu, matrinxã, tambaqui e tucunaré, dentre outras, e tornou o Estado o maior produtor de pescado do País.
REDISTRIBUIÇÃO DE PMs
O deputado estadual Cabo Maciel (Líder do PR) comemora a publicação do Decreto Nº 38.108, de 09 de agosto de 2017, que redistribuiu o efetivo do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM). “Os bombeiros esperavam por isso desde 2010”, disse o Cabo à coluna.
ASSUNTOS: Amazonino, Braga, Eleições 2017
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.