Como é difícil ser pai... e mãe a um só tempo...
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, cedeu à ditadura das mulheres e voltou atrás na declaração, absolutamente real, de que "os homens vão menos ao médico porque trabalham mais". E pediu desculpas. Ricardo Barros disse o que todos os homens, escravizados pelo trabalho, oprimidos dentro de casa, gostariam de ter dito. Mas no final decepcionou ao recuar diante das criticas da própria filha. Nestes 20 anos as mulheres adquiriram uma penca de direitos, se tornaram mais poderosas do que sempre foram.Hoje podem acusar qualquer homem de assédio por um simples psiu... Nas duas últimas décadas, a paquera, que marcava o inicio de relacionamentos entre homem e mulher, foi reduzida a pó. Curiosamente, os direitos conquistados por elas e que tornaram o homem menor e mais vulnerável, são criados a partir de um Poder Legislativo marcadamente masculino. O que está acontecendo mesmo com nossos legisladores ? Além de trabalhar mais, o homem tem sua jornada em casa. Muitos deles cuidam das crianças, se divertem com elas, sofrem com elas, levam e buscam nas escolas, são mais presentes, em muiitos casos que as mulheres.
Mais que isso, homem envelhece mais rápido, se aposenta mais tarde, morre mais cedo. Neste dia dos Pais vale o que o ministro disse e "desdisse" depois: "homem trabalha mais".
Homem tem direito ao menos a ter direito de dizer isso neste dia especial dedicado aos pais. Nós trabalhamos demais. Alguém reconhece isso? (rh)
ESTATUTO DA EFICÊNCIA
Durante homenagem ao Dia do Advogado, o candidato Serafim Corrêa defendeu a aprovação do Estatuto da Eficiência Administrativa, que tramita no Senado. O estatuto foi elaborado pela Comissão de Juristas da Desburocratização (CJD), presidida pelo amazonense Mauro Campbell Marques, ministro do STJ. Serafim é um dos nove candidatos a prefeito de Manaus que experimentou a demora e as exigências da burocracia, no momento de registrar sua candidatura junto ao TRE.
A VELHA JAQUEIRA PODE SER SALVA
O tucano Bosco Saraiva, que preside a Comissão de Cultura da Assembleia vai fazer nesta semana uma audiência pública para propor a ‘salvação’ da velha Jaqueira. Mas não se trata de uma árvore velha que produz jaca, e sim do prédio da antiga Faculdade de Direito, na Praça dos Remédios, onde se originou a Universidade do Amazonas. Já meio gagá, aos 107 anos completados em janeiro passado, o prédio histórico bem que precisa do movimento “Salve a Velha Jaqueira” para tirá-lo do abandono.
SEMANA FECHA COM NOVE CANDIDATOS...
A semana fechou com nove candidatos a prefeito registrados no TRE para concorrer à cadeira do prefeito Arthur Neto. A conta já foi bem mais alta, no início do ano chegou a 19 pré-postulantes, até que na rodada final de ‘negociações’, entre segunda e sexta-feira, a coisa afunilou com a formação de dois grupos fortes e sete coligações pequenas, consolidando o quadro da disputa. O prazo para registro de candidatos vai até amanhã, 15 de agosto. a partir de então, as candidaturas que passarem pelo ‘crivo’ da justiça eleitoral começarão a ser liberadas.
COM AS DIGITAIS DO NEGÃO
Dois ex-secretários da ‘era Amazonino’ fizeram um voo rasante nas movimentações do pleito deste ano. O homem de confiança de Amazonino na saúde, Francisco Deodato chegou a ser ‘empurrado’ para a pasta municipal, mas esbarrou nas digitais do Negão, que causam alergia no prefeito Arthur Neto. O outro, José Pacífico depois de anunciar que era pré-candidato a vereador, acabou não confirmando a candidatura no prazo de registro.
ASSUNTOS: dia dos pais, feminista, homem, machista, Manaus, pai
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.