Compartilhe este texto

Cordeiro morre e se apagam pistas sobre chefe de organização criminosa


Por Raimundo de Holanda

27/05/2016 23h09 — em
Bastidores da Política



O ex-deputado Antônio Cordeiro morreu ontem sem revelar quem estava por trás dos escândalos que resultaram na operação Albatroz, em 2004, durante o governo do hoje senador Eduardo Braga. Mas deixou uma pista onze anos depois, quando (em junho de 2015 ) revelou em entrevista a Vivi Cariolano (LEIA AQUI) que foi "boi de píranha" (inocente últil) e que o verdadeiro culpado era “quem mandava nas licitações do Estado”. Este, segundo ele, não foi investigado nem preso.  Não foi mesmo. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal ignoraram a tardia confidência, quase uma delação, e o provável  culpado  fez carreira até viver seu próprio inferno, ao ser  colocado  na mira da lava Jato, outra operação da  PF que visa desmontar uma organização criminosa que enriqueceu muitos políticos nos últimos anos. Cordeiro foi acusado de desviar cerca R$ 500 milhões do Estado do Amazonas por meio de licitações fraudulentas. Foi condenado, passou a sofrer de leucemia e  há poucos meses médicos disseram à família que havia um meio de salvar a sua vida: Amputando suas pernas. A família não autorizou a cirurgia. Cordeiro morreu pobre, esquecido num quarto de hospital de segunda classe.

Poucos lamentaram sua morte. Mas há o que lamentar sim, pelo que ele poderia ter falado e não o fez. Cordeiro foi, segundo suas próprias, palavras, “ boi de piranha”.

SILAS COM TENTÁCULOS NA SUFRAMA

A igreja evangélica pode estar a um passo de entrar para o mundo dos negócios da Zona Franca de Manaus. Se o deputado Silas Câmara conseguir seu intento de colocar um aliado seu na Suframa, começará sua caminhada rumo à prefeitura de Manaus, na eleição deste ano, com um forte reduto eleitoral nas indústrias do PIM. Além disso, Silas tem ainda a possibilidade de trazer para sua futura chapa, na condição de vice, o terceiro colocado na eleição para governador em 2014, Marcelo Ramos. Com isso, Silas conquistaria uma condição privilegiada na disputa contra o prefeito Arthur Neto.

PRISÃO DE EMPRESÁRIO ASSUSTA GENTE BACANA  NO AMAZONAS

Tem gente no Amazonas com a ‘barba de molho’ diante da prisão ontem do empresário Humberto do Amaral Carrilho em Curitiba, que teve a prisão temporária decretada pelo juiz Sérgio Moro, depois de se entregar à PF. O dono da distribuidora Equador foi delatado pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa como pagante de propina de cerca de R$ 1,3 milhão por contrato para a construção de um Terminal de Derivados no Rio Amazonas, em Itacoatiara. Segundo uma fonte, a distribuidora estaria também envolvida em fraudes na venda de combustíveis do amazonas para Estados vizinhos e municípios do interior.

FICHA SUJA

Ontem também saiu nova lista atualizada de gestores públicos com as contas reprovadas pelo TCE, que já está no Serviço de Informação ao Público (SIP) no “Portal do TCE”. A reprovação das contas é um dos critérios da Lei da Ficha limpa para indeferir registros de candidaturas. Por isso a relação já foi encaminhada ao TRE, ao MPF e MPE, e também inserida no Sistema SIS Contas Eleitoral

Siga-nos no

ASSUNTOS: #operaçãoalbatroz, Amazonas, antonio cordeiro, Manaus, morte, PF

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.