Coronavírus abala ZFM e pode produzir desemprego em massa
- A pandemia de certa forma já atinge a todos, pelo medo de perder o emprego, pelo desandar da economia, pela falta de perspectiva em um cenário muito semelhante ao de guerra
O coronavírus não está preocupando apenas o setor de saúde. Já provocou estrago na indústria de Manaus, com a falta de insumos do maior fornecedor - a China. A maioria das empresas tem dívida em dólar e não consegue pagar os compromissos assumidos com os bancos. Quem tem estoque de eletroeletrônico não tem para quem vender. Na prática, os mercados pararam, a economia está doente e o resultado, em muitos casos, pode ser a falência.
Ao menos 10 mil empregos devem ser cortados nos próximos 90 dias, caso a doença se espalhe, os mercados não se acalmem e o dólar continue na atual trajetória de subida crescente.
A pandemia de certa forma já atinge a todos, pelo medo de perder o emprego, pelo desandar da economia, pela falta de perspectiva em um cenário muito semelhante ao de guerra.
Quem já assistiu a um daqueles filmes de ficção sobre vírus mortais que ameaçam a humanidade agora se sente como protagonista de uma história real, cujo final vai depender da sorte de cada um.
ASSUNTOS: desemprego, dívida em dólar, Manaus, mortes, recessão, zfm amazonas, Coronavírus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.