Covid causa danos à política, mata pobres e é quase ignorado no Amazonas
Os alertas estão sendo dados em relação ao avanço da Covid no Amazonas. Mas ninguém ouve, até uma nova onda aparecer, com as consequências que todos conhecem - enterros coletivos, leitos superlotados na rede hospitalar e carreiras políticas sendo também levadas para o túmulo. Como o número de mortos caiu, as medidas de segurança também foram relaxadas. O que as autoridades estão ignorando é que há mais infectados - 882 somente nesta quinta-feira, segundo a Fundação de Vigilância Sanitária. Agora são 110 mil com o vírus e 3.422 mortes nos últimos 130 dias. Não é pouco.
MEDO DOS PAIS É UM RECADO AO GOVERNO
O alerta vem de todos os lugares, mas sem ressonância no governo do Amazonas. O mais incisivo parte dos pais de estudantes, preocupados com o retorno das aulas presenciais.
Pesquisa realizada pela Action, com 400 pais revela outro recado que o governo não pode ignorar: 58,7% estão contrariados com a medida. O medo dos filhos contraiam a covid-19 é o principal receio, seja por incapacidade das escolas manterem uma política de prevenção eficiente ou pela criatividade dos alunos em descobrir formas de burlá-las.
MEDIDA PREVENTIVA, ONDE ?
Para 64%, as medidas preventivas não serão efetivamente cumpridas. e a chance de seus dependentes ficarem doentes é alta ou muito alta para 48,5% dos entrevistados.
WILSON COM O VIRUS
O próprio governar Wilson Lima sentiu na pele. Anunciou que está com covid e que vai se cuidar. Mas quem cuida do pai, da mãe, do avô, do tio obeso de alunos que agora retornam as aulas presenciais e podem levar o vírus para casa?
Com a palavra o governador, para quem esta coluna deseja que supere a doença. E que, como portador do vírus, repense as últimas medidas tomadas no âmbito da educação e recue em relação as aulas presenciais, ao menos até que todos os estudantes e professores sejam submetidos a testes de covid 19.
Mapa Google com escolas supostamente contaminadas pelo coronavirus em Manaus
Veja Pesquisa na íntegra:
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: Amazonas, Bolsonaro, covid 19, pesquisa, wilson lima tem covid, Coronavírus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.