Compartilhe este texto

A CPI que mira a Semcom


Por Raimundo de Holanda

01/04/2024 19h19 — em
Bastidores da Política


  • A forma como o vídeo foi produzido induz a conclusões variadas. Inclusive sustenta a tese de montagem, mas não afasta a necessidade de uma apuração séria, isenta, esclarecedora, tendo como objetivo o interesse público.

A Câmara de Vereadores contabilizou as assinaturas necessárias para instalar a CPI da Semcom. O que deseja apurar é a suposta existência de caixa dois na Secretaria de Comunicação do Município de Manaus. Os vereadores fazem o papel que a sociedade espera deles. Mas o tempo é de eleição, de disputa de poder e de estratégias para eliminar potenciais adversários. 

A acusação é séria e tem como base um vídeo - que a Semcom diz, respaldada em uma perícia, ter sofrido edições e atribui a uma montagem.

Para além da verdade factual, que vai aparecer em algum momento, a forma como o vídeo foi produzido induz a conclusões variadas. Inclusive sustenta a tese de montagem, mas não afasta a necessidade de uma apuração séria, isenta, apontando eventual corruptor ou aquele que armou uma arapuca na qual caíram incautos - inclusive o motorista usado para a façanha.

É fato que em política não há santos, porém se esse fosse um argumento a ser levado em conta, poucos estariam habilitados a investigar o caso. Mas o esclarecimento é absolutamente necessário e de interesse do prefeito David Almeida, candidato à reeleição e alvo preferencial dos adversários.

David tem pela frente alguns Golias e só dispõe de uma funda (baladeira) - a boa reputação como administrador público - para derrubá-los e vencer essa guerra. E é um instrumento( legado de toda uma vida) do qual não pode abrir mão.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Câmara de Vereadores, cpi da semcom, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.