Compartilhe este texto

David Almeida é o grande derrotado com decisão do TRE de afastar vice


Por Raimundo de Holanda

25/07/2017 18h43 — em
Bastidores da Política



O grupo parlamentar que tenta  tomar à força o poder no Amazonas, esbarrou ontem no próprio ‘limo’ deixado pelo caminho. Numa decisão unânime do Pleno, o TRE confirmou que o candidato a vice, deputado Abdala Fraxe, é ‘ficha suja’.

Com isso, a ‘insistência’ do governador interino David Almeida de manter Fraxe na chapa para ‘reforçar’ o possível governo  que tenta construir, pode acabar com o sonho de sua principal  candidata.

David e seu grupo sabiam que o colega é ficha suja, mas o ‘encantamento’ com o poder os fez crer que poderiam atropelar a lei e os tribunais, e até ‘calar’ a imprensa.

Mas ontem a Justiça derrubou essa pretensão, declarando impugnada a candidatura de Fraxe, assim como da chapa majoritária. E a decisão tem base legal (Lei 9504/97).

O mais ‘estranho’ após a decisão do TRE foi a presteza do próprio Fraxe em anunciar um substituto na chapa, em desrespeito à lei que exige 20 dias antes do pleito para isso.

DAVID CHEGOU AO TOPO. AGORA DESCE

Embora não seja membro da coligação de Rebecca Garcia, nem ele nem seu partido, o governador David Almeida é o grande derrotado no episódio. Chegou ao ‘topo’ na roda gigante e pretendeu, de lá, controlar o mundo. Mas a roda continuou a girar na descida.

‘ESPANTOSO CINISMO’

Conversando ontem a respeito da crise política no Amazonas e no país, um experiente jurista pintou o momento: “Estamos vivendo uma época de espantoso cinismo. Transformaram a justiça num palco de judicializações fantasiosas, onde até o juiz pode se tornar réu de si mesmo.”

INTERINO  IGNORA

Para o deputado Dermilson Chagas (PEN), ao vetar o projeto que permite a transição administrativa de governos no Amazonas, o governador interino David Almeida ignorou 12 Assembleias Legislativas que aprovaram a matéria, símbolo de transparência e probidade.

PROJETO ALEAM

De olho nas eleições de 2018, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, fez a ex-prefeita de Santa Isabel do Rio Negro, Eliete Beleza, sua secretária de Educação. De uma só tacada, ele fecha bases em Barcelos e Santa Isabel pensando em uma vaga nas Assembleia Legislativa no próximo ano.

JEITO DE ARMAÇÃO

A foto do prefeito do Careiro, Nathan Macena , fazendo doação de uma boneca com um adesivo de campanha de Amazonino Mendes sugere mais uma ‘armação’ do que um crime eleitoral. Macena é do grupo de José Melo, que continua aliado do interino no governo.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: abdala, david almeida

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.