Compartilhe este texto

David lidera. Cidade cresce. Amom e Alberto Neto não reagem


Por Raimundo de Holanda

12/09/2024 20h28 — em
Bastidores da Política


  • Há tempo para reação de Amom Mandel e Alberto Neto. Mas é curto. Precisa ser medido, calibrado, pensado. Ou ficará a impressão, pela forma com que conduzem a campanha, que escolheram um lado nesse primeiro turno.

Ainda é cedo para apontar um segundo turno entre o prefeito David Almeida(Avante) e Roberto Cidade (UB), como preconiza o papa das pesquisas, Durango Duarte. Mas é fato que Cidade ganhou tração  e se distanciou de Amom Mandel e Alberto Neto, ocupando a segunda posição. 

Não é ainda uma causa perdida para esses dois candidatos, que podem encontrar o combustível necessário para disputar a segunda vaga com Cidade nos próximos 20 dias.

O que espanta no cenário que as pesquisas revelam é a queda de Amom, relacionada à incapacidade de sair da bolha da internet e se comunicar com parcela significativa  da sociedade, que não acompanha Facebook ou Instagram, e que sempre viu nele não apenas uma cara nova, mas um garoto com ideais transformadores, que agora  parece ter deixado para trás. 

O erro de Amom foi ter envelhecido em pouco tempo e adquirido o hábito da velha política, que ele tanto critica.

Há um erro elementar na campanha do jovem candidato: o de não perceber - e já disse isso aqui - quem o ameaça, ou quem é o adversário que deve atacar. Amom, ao mirar o prefeito David Almeida, esquece que quem está lhe tomando a possibilidade de ir para o segundo turno é Roberto Cidade.

O mesmo acontece com Alberto Neto. Mira David Almeida, que está liderando as pesquisas e tem  vaga garantida no segundo turno. Quem está no seu caminho é Cidade e Amom.

A questão de como mudar esse jogo só depende dos dois candidatos. Ou a distância de Cidade ficará maior e seria mortal para eles um processo de polarização antecipada entre David e Roberto Cidade.

Há tempo para reação. Mas é pequenino. Precisa ser medido, calibrado e pensado. Ou ficará a impressão, ruim, de que escolheram um lado nesse primeiro turno. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Alberto Neto, amom mandel, David Almeida, Roberto Cidade

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.