Compartilhe este texto

Delação faz estragos. Arthur reage, mas...


Por Raimundo de Holanda

12/04/2017 21h13 — em
Bastidores da Política



O prefeito de Manaus, Arthur Neto, usou o Facebook para se defender da acusação de que recebeu propina da Odebrecht. Como sempre,  utilizou de uma linguagem de ataque:  " Meu sentimento ordena que enfrente a injustiça com altivez: cabeça erguida, rumo ao combate". Mas a batalha só está começando. E Arthur, como os demais acusados, iniciou perdendo: a simples citação de seu nome já representa um grande desgaste político.  Talvez por perceber isso - que será inevitável o desgaste e que voos futuros no campo da política estão seriamente ameaçados -  que  resolveu fazer  uma revelação inesperada: a de que "concluirá o mandato como prefeito, e será o  "derradeiro" de sua vida. Na prática, Arthur antecipa o que pode ser visto lá frente. Não se trata de uma escolha, mas de uma consequência. Arthur acerta apenas quando afirma que sua "cota se esgotou" e que suas "ambições estão domesticadas". Aí funcionou o destino e suas armadilhas. Não sua vontade...

 PARA FECHAR O AEROCLUBE

Empresários que atuam no Aeroclube de Manaus finalmente concordaram que o aeródromo precisa sair do local atual, no centro da cidade, e precisam de um novo local para transferir as instalações. Em reunião com o deputado Luiz Castro, eles acertaram para a próxima segunda-feira uma audiência pública para avançar na questão.
A ideia também recebeu apoio do líder do governo Sabá Reis, que anunciou o aval do governador José Melo quanto à concessão de uma área do outro lado do rio Negro, próximo à Cidade Universitária, e do deputado Wanderley Dallas.
 
VICE-LÍDER

Mais quatro, dos 13 partidos representados na Assembleia Legislativa ganharam ontem o direito de ter vice-líder. Os deputados aprovaram ontem a Resolução Legislativa nº 11/2017, da Mesa Diretora, que amplia o direito ao cargo de vice-líder para os partidos representados na casa, por um mínimo de dois deputados, beneficiando o PROS, DEM, PT e PR.

@@@

Até então, somente o PSD, com quatro deputados, o PMDB e o PTN ambos com três tinham direito a vice-líder, assim como a liderança do governo, a da maioria e a da minoria. Para assessorar os novos vice-líderes foram criados oito cargos de secretário de vice-liderança.

INOCENTES

Na mira da Operação Lava Jato, o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Alfredo Nascimento (PR) não ficaram sem defesa ontem na Assembleia Legislativa. Os deputados David Almeida e Sabá Reis se revezaram na tribuna, solidários aos seus líderes.
“O que existe é um simples indiciamento, não há réu, haverá investigação e, logo, nada aconteceu, vamos trabalhar pela presunção da inocência”, disse David defendendo Omar.

DESVIO DE COMBUSTÍVEL
 
Atento às oportunidades, o petista José Ricardo de entrada ontem em requerimento pedindo a instalação de uma CPI para investigar o desvio de combustível do transporte público em Manaus. Oposição e situação de juntaram para somar 11 assinaturas no pedido, garantindo a aprovação da CPI, cujo alvo é o prefeito Arthur Neto. Segundo Zé Ricardo, as empresas de ônibus estavam se utilizando da isenção do ICMS para uso próprio, para vender o excedente de combustível para o mercado negro.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.