Compartilhe este texto

Depois de Francisco...


Por Raimundo de Holanda

23/04/2025 20h07 — em
Bastidores da Política



Os católicos andam tristes. E com razão. A morte do Papa Francisco pode frear as mudanças implementadas pela Igreja Católica durante o seu pontificado - no sentido da igualdade de direitos, de reconhecimento da diversidade, da aceitação do outro "como ele é". Isso pode acabar caso seu sucessor seja escolhido entre os cardeais conservadores, que resistiram abertamente a essas  mudanças.

Francisco encontrou uma igreja decadente, com denúncias de pedofilia entre padres e bispos. Encarou o assunto com a seriedade que o caso exigia. E incomodou muito.

Tudo isso pode mudar agora. A velha igreja, que Francisco tentou expurgar de seus demônios, pode voltar após a escolha do novo papa. Ou não.

Mas a igreja costuma seguir o que o mundo pensa e agir como o mundo age. E o mundo mudou.

A velha igreja, decadente, com todos os pecados do mundo, pode se revelar após sua morte.

Siga-nos no

ASSUNTOS: enterro do papa, igreja decadente, Papa Francisco, Roma

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.