A derrota de Fachin e a vitória de Pauderney na 2ª Turma do STF
O ministro Dias Toffoli venceu ontem a batalha contra a aceitação da “simples presunção, sem qualquer base fática”, para sustentar “indícios de cometimento” de crime eleitoral pelo deputado Pauderney Avelino, arejando a visão excessivamente burocrática da justiça.
Na decisão tomada pela 2ª Turma do STF, negando pedido da PGR para abrir inquérito contra Pauderney, ficou vencido o ministro Edson Fachin, que votou com a acusação.
Discutia-se detalhes e filigranas de despesas eleitorais não discriminadas em notas fiscais, cujo ‘preciosismo’ também foi rejeitado pelos ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Fachin ficou isolado. Não manda na 2ª Turma, mas comanda a Lava Jato com decisões sempre polêmicas e baseadas no que foi rejeitado ontem: “simples presunção, sem qualquer base fática”
ABERTA A JANELA
Enfim a “janela partidária” de 2018 está aberta e desde ontem deputados estaduais e federais começaram a ‘pular fora’ de partidos aonde não se sentiam bem. Mas a janela também permite aos outros políticos se filiarem ao partido pelo qual vão disputar a eleição este ano.
@@@
Todos eles querem mais espaço e uma sigla para se viabilizarem eleitoralmente, e as negociações são mais ‘atraentes’ para detentores de bases eleitorais fortes.
@@@
Para os partidos que buscam novos filiados, o interesse maior é a formação de bancadas mais robustas, com tempo de propaganda para usar ou ‘vender’ por um bom preço numa coligação.
@@@
Mas desde já as negociações do ‘troca troca’ envolvem valores explícitos para quem tem cacife eleitoral alto, como a garantia de verba partidária para a campanha do novo filiado.
ALMEIDA E BOLSONARO
O motivo da cautela do deputado Serafim Corrêa (PSB) em falar sobre a filiação do deputado David Almeida, de saída do PSD, no partido, se deve aos outros convites que o presidente da Aleam vem recebendo. Um desses convites partiu do diretório nacional do PSL, partido que acabou de assinar a filiação do deputado federal Jair Bolsonaro.
LILIANE EXONERADA
O Governo do Estado publicou a exoneração da jornalista Liliane Araújo do cargo de secretária-executiva do Fundo de Promoção e Erradicação da Pobreza. A saída foi divulgada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 5, publicado nesta quarta-feira (7). Liliane novamente tentará uma vaguinha na Aleam.
EMILY E REBECCA
Duas jovens estudantes foram eleitas ontem deputadas estaduais para o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa. Rebeca Santiago e Emilly Assunção, ambas de 16 anos, surpreenderam com o seu desempenho em defesa da Educação, da juventude e da estrutura do lar.
CIRO E O PP
A decisão do presidente Ciro Nogueira de ‘fechar’ o período da janela partidária para formação de alianças pelo PP, deixa a única liderança feminina expressiva do Estado, a ex-deputada Rebecca Garcia praticamente de mãos atadas para fortalecer seu grupo político.
ATENTADO À ZFM
O relatório ‘Emprego e Crescimento: A Agenda da Produtividade’, do Banco Mundial, detona a Zona Franca de Manaus e sugere ao governo brasileiro a revisão do modelo cujos incentivos fiscais não mais se justificam. O documento defende investimentos em inovação tecnológica e maior atenção aos trabalhadores.
SEM VOTAÇÃO
Por falta de quórum, não houve votação de matérias ontem na Assembleia Legislativa. Alguns deputados, como Belarmino Lins (Pros), Dermilson Chagas (PEN) e Josué Neto (PSD), foram à Lábrea, no Purus, participar das festividades de aniversário do município acompanhando o governador Amazonino Mendes.
CONVENÇÃO DO DEM
Acontece hoje a Convenção Nacional do DEM a partir das 9h, em Brasília. Os comandantes do partido no Amazonas, deputado Pauderney Avelino e vereadora Therezinha Ruiz, participam do evento ao lado do prefeito de Salvador ACM Neto, novo presidente da legenda a partir de agora
COLADO EM BOLSONARO
O PSL, nova casa do presidenciável Jair Bolsonaro, abrigará, no Amazonas, o deputado estadual Platiny Soares, que deixou o DEM de Pauderney Avelino.
POLITICAGEM ATRAPALHA
Segundo o deputado Vicente Lopes (MDB), com cinco meses à frente do Estado, o governador Amazonino Mendes não pode fazer milagres e, apesar dos inúmeros benefícios já concedidos à Polícia Militar, grupos oposicionistas, com evidentes interesses eleitoreiros, se esforçam em colocá-lo contra a corporação, inclusive, fomentando fake news nas redes sociais.
ASSUNTOS: Edson Fachin, pauderney avelino
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.