A descoberta da sexualidade em Parintins
Parintins é uma festa com Garantido e Caprichoso, com multidões embaladas no ritmo preguiçoso da toada, com “dois pra lá, dois pra cá”. Sempre dois, unindo prazer, sonhos e desejos. Um pequeno mundo de pessoas íntimas que se conheceram no barco, dividindo pratos e colheres mal lavados. Gente doida por sexo, diversão. Gente apaixonada pela vida. Gente que não se importa em dormir nas ruas, nas calçadas, em barracas improvisadas ou barcos insalubres, chacoalhados pelas águas do rio. Gente que não dorme de tanto fazer amor…
E os dois bois ? Como perceber Garantido e Caprichoso se o vermelho e o azul estão nas pessoas? Se a diversão é olhar o outro ou a outra? Um amigo liga de lá e diz: “estás perdendo o maior espetáculo da terra!”.
Exagero. Ele estava embriagado, extasiado. Entre uma conversa e outra faz uma revelação: “Ontem fui beijado”. Daqui pergunto: era linda, gostosa? - Não, diz ele, sem titubear. “Tinha barba, era homem”.
Meu Deus R…Tentei mudar o rumo da conversa, mas confesso que fiquei abalado com a revelação.
Parintins é assim nessa época do ano. Uma cerveja, uma dose de cachaça e desejos íntimos explodem, segredos mal guardados são expostos. E a descoberta de uma sexualidade guardada no armário.
R… deve estar feliz. Finalmente teve um encontro consigo mesmo.Voltará, ao final do festival, Caprichosamente Garantido.
ASSUNTOS: Caprichoso, Festival de Parintins, Garantido, sexo
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.