Direita naufraga no Brasil e se agarra em Trump
- O YouTube está cheio de vídeos de próceres da direita pregando o caos no Brasil.
- Gente inteligente falando pelos cotovelos sem usar o cérebro. Pior, falando para pessoas com pouca informação.
- Mentindo, criando pontes para o caos - que é o que eles sabem fazer melhor.
O sempre atual complexo de vira-lata dos brasileiros ficou latente com a eleição de Donald Trump. Não é o fim do mundo, nem haverá intervenção alguma dos norte-americanos no Brasil - como a direita nervosa e apressada propaga. Nem Trump vai livrar Bolsonaro da inelegibilidade.
Os impactos na economia brasileira, com a taxação das importações pelo republicano, serão duros num primeiro momento, mas outros mercados se abrirão, como o da China.
É a economia - sempre ela - que vai fazer Trump recuar em algum momento, na medida em que os preços elevarem a inflação americana e irritarem seus esperançosos eleitores.
O YouTube está cheio de vídeos de próceres da direita pregando o caos no Brasil, a liberação de Bolsonaro para disputar a eleição em 2026 e até a prisão do ministro Alexandre de Moraes.
Gente inteligente falando pelos cotovelos sem usar o cérebro. Pior, falando para pessoas com pouca informação. Mentindo, criando pontes para o caos - que é o que eles sabem fazer melhor.
Evidente que há erros, há excessos, há restrições à liberdade de expressão no Brasil. Mas essa é uma questão para os brasileiros resolver, através do Poder que representa o povo - o Congresso Nacional.
Se Bolsonaro algum dia será liberado para concorrer em 2026 será por decisão legítima, soberana, do poder político e dos tribunais brasileiros.
Se Alexandre de Moraes vai pagar algum dia por seus excessos, essa será uma decisão dos poderes brasileiros - Congresso Nacional e um Mea Culpa da Corte maior do Brasil.
Nada que Trump possa fazer, nada que Musk possa fazer.
A direita precisa se organizar melhor para ter a capacidade de influenciar politicamente nessas decisões, não buscar fora do país forças ocultas para desestabilizar as instituições.
ASSUNTOS: extrema direita, Musk, Trump. Bolsonaro
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.