A droga, os PMs e o jogo perdido do combate ao tráfico
As imagens de policiais militares carregando sacos de drogas em Manaus são muito fortes. E vão ficar por um longo tempo na memória dos amazonenses.
Mas para além da questão ética ou moral desse fato lamentável, o que se deve avaliar é a força da droga, seu valor de mercado (que aumenta a cada proibição) e o fascínio que exerce sobre um número cada vez maior de pessoas.
O combate ao tráfico é um jogo perdido. No geral, a droga sempre vence. Primeiro, pelo seu poder de corromper "o mais honestos dos homens". Segundo, pela penetração que tem em toda a sociedade.
Está comprovado que a cada tonelada de droga apreendida, outras três chegam às ruas das cidades brasileiras, europeias ou dos EUA.
Como ao menos atenuar o problema? Essa é uma discussão que ninguém quer ter, porque passa pela legalização das drogas, pelo controle do governo - que seria o tiro de misericórdia nos grandes carteis.
ASSUNTOS: Amazonas, CARTÉIS, Manaus, PMS E DROGA
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.