Compartilhe este texto

Eleição de outubro é o primeiro round da disputa de 2026


Por Raimundo de Holanda

19/09/2024 20h27 — em
Bastidores da Política



Está muito claro pelo desenrolar das campanhas que a eleição deste ano é um laboratório para 2026, quando serão escolhidos dois senadores, o governador do Amazonas e o presidente da República. Manaus, que concentra o maior colégio eleitoral do Estado, tem potencial para eleger um senador e contribuir de forma decisiva para a eleição de governador.  Como se trata de duas vagas, abertas com o fim dos mandatos de Eduardo Braga (PMDB) e Plínio Valério (PSDB) - Manaus passa a ser a menina dos olhos dos potenciais candidatos ao Senado.

Eduardo, com 46 anos de vida pública, atua na eleição deste ano de forma não tão anônima quanto parece. Sua capacidade de dedetizar a harmonia, o bom debate público e a política sem vícios é imensa. 

Plínio, que tentará a reeleição, tem um comportamento mais republicano e representa a direita não radical, voltada para a preservação dos valores da família, além da defesa da liberdade de expressão e opinião, o que atrai mais eleitores esclarecidos, comprometidos com um Brasil melhor. Foi um fenômeno na sua primeira eleição e pode repetir o feito em 2026, caso a direita não permaneça dividida. 

Eduardo vai ter pela frente um peso-pesado: o governador Wilson Lima.  Vai ser uma batalha  difícil. 

Por enquanto as pedras estão sendo movidas de um lado e de outro do tabuleiro. Todos têm noção de que  o primeiro round da disputa de 2026 será travado em menos de 30 dias...  Daí o vale tudo...

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Eduardo Braga, eleição 2024, eleiçoes 2026, Manaus, Plínio Valério, Wilson Lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.