Compartilhe este texto

Eleição suplementar no Amazonas rachou partidos. Vem aí novo realinhamento


Por Raimundo de Holanda

02/09/2017 14h09 — em
Bastidores da Política



Os 24 deputados do Amazonas terão pelo menos dez dias de ‘merecido’ descanso para pensar de que lado vão ficar quando o novo governador Amazonino Mendes assumir em outubro. Partidos e bancadas saíram ‘rachados’ da eleição e agora precisam se recompor.

David Almeida, eleito presidente da casa com 17 votos, liderou um movimento de rebeldia contra os partidos e seus caciques, mas vai retornar com as asas ‘aparadas’.

Terá dificuldades para administrar um Poder onde Amazonino já tem ao menos 13 aliados e cuja oposição deverá ‘encolher’ ainda mais depois de sua posse.

Mas enquanto David vai encarar seus pesadelos junto com o líder Sabá Reis, quatro nomes voltam com ‘força’ ao plenário: Sidney Leite, Josué Neto, Adjuto Afonso e Dermilson Chagas.

JOGO EM ANDAMENTO

O jogo político para a nova sucessão estadual em 2018, já está em andamento. As articulações passam pela composição do secretariado do governador eleito Amazonino Mendes e da formação da base aliada na Assembleia Legislativa e na bancada federal.

@@@

Nessa ‘guerra’ por espaços, os irmãos Lins, que ficaram 30 anos na base do governo, perderam a aposta e agora vão sentir dificuldades para garantir seus interesses.

FIRULAS DO DAVID

O governador David Almeida continua fazendo ‘firula’ com resultados positivos que não foram construídos por ele. O aumento da arrecadação do ICMS no Amazonas se deve ao desempenho de vendas do PIM, que produz aqui para abastecer o país.

DIREITO DAS MULHERES

A violência praticada pelo Estado atinge as mulheres principalmente quanto ao acesso a serviços públicos, nas áreas de saúde, segurança, políticas de gênero, combate à violência e geração de emprego e renda. Diz a deputada Alessandra Campêlo.

FORDLÂNDIA NA ALEAM

A assembleia Legislativa vai receber no hall Homero de Miranda Leão, a exposição “Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia”. A promoção da Associação PanAmazônia acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, das 8h às 14h.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino Mendes, David

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.