Eleição suplementar no Amazonas rachou partidos. Vem aí novo realinhamento
Os 24 deputados do Amazonas terão pelo menos dez dias de ‘merecido’ descanso para pensar de que lado vão ficar quando o novo governador Amazonino Mendes assumir em outubro. Partidos e bancadas saíram ‘rachados’ da eleição e agora precisam se recompor.
David Almeida, eleito presidente da casa com 17 votos, liderou um movimento de rebeldia contra os partidos e seus caciques, mas vai retornar com as asas ‘aparadas’.
Terá dificuldades para administrar um Poder onde Amazonino já tem ao menos 13 aliados e cuja oposição deverá ‘encolher’ ainda mais depois de sua posse.
Mas enquanto David vai encarar seus pesadelos junto com o líder Sabá Reis, quatro nomes voltam com ‘força’ ao plenário: Sidney Leite, Josué Neto, Adjuto Afonso e Dermilson Chagas.
JOGO EM ANDAMENTO
O jogo político para a nova sucessão estadual em 2018, já está em andamento. As articulações passam pela composição do secretariado do governador eleito Amazonino Mendes e da formação da base aliada na Assembleia Legislativa e na bancada federal.
@@@
Nessa ‘guerra’ por espaços, os irmãos Lins, que ficaram 30 anos na base do governo, perderam a aposta e agora vão sentir dificuldades para garantir seus interesses.
FIRULAS DO DAVID
O governador David Almeida continua fazendo ‘firula’ com resultados positivos que não foram construídos por ele. O aumento da arrecadação do ICMS no Amazonas se deve ao desempenho de vendas do PIM, que produz aqui para abastecer o país.
DIREITO DAS MULHERES
A violência praticada pelo Estado atinge as mulheres principalmente quanto ao acesso a serviços públicos, nas áreas de saúde, segurança, políticas de gênero, combate à violência e geração de emprego e renda. Diz a deputada Alessandra Campêlo.
FORDLÂNDIA NA ALEAM
A assembleia Legislativa vai receber no hall Homero de Miranda Leão, a exposição “Fordlândia, sonho e progresso no coração da Amazônia”. A promoção da Associação PanAmazônia acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, das 8h às 14h.
ASSUNTOS: Amazonino Mendes, David
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.