Eleitor ignora candidatos a vereador
- Definir bons nomes para a Câmara de Vereadores é tão ou mais importante que escolher o prefeito de Manaus...
Mais de 800 candidatos vão disputar as 41 vagas que deverão ser preenchidas este ano na Câmara de Vereadores de Manaus. Mas se é muita gente para poucas vagas, também é verdade que o eleitor não sabe em quem votar.
Com a eleição sempre polarizada entre os candidatos a prefeito, a Câmara, que em tese representa o povo e fiscaliza as ações do Executivo, não tem sua importância levada em conta em momento decisivo que é a eleição.
São os vereadores que votam a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município, com suas reservas de contingências, programação financeira e despesa com pessoal, mas também definem para onde a cidade pode crescer, além de propor leis.
Na conjuntura atual, de crescente influência do Legislativo, os vereadores têm o poder de paralisar a administração da cidade.
Portanto, escolher bons nomes para a Câmara de Vereadores é tão ou mais importante que escolher o prefeito da cidade, porque este não governa sem aqueles.
O problema é a forma como o processo eleitoral ocorre no Brasil, com a mídia e a própria Justiça Eleitoral dando maior significado a eleição de prefeitos.
Isso pode mudar, talvez nos próximos 100 anos, na medida em que o eleitor começar a perceber que quem briga pelos seus interesses são pessoas concentradas no Legislativo.
ASSUNTOS: candidatos a vereador, eleição 2024, Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.