Compartilhe este texto

Elon Musk X Alexandre de Moraes. Quem está perdendo? O Brasil


Por Raimundo de Holanda

30/08/2024 18h52 — em
Bastidores da Política


  • Musk é rico e briguento. Sabe como ninguém provocar Moraes, que sempre encontra uma justificativa para afirmar que suas decisões pessoais, monocráticas, são baseadas em um princípio: a defesa do estado de direito.
  • Não é bem assim... Mas fala pelo País, enquanto o presidente Lula se esconde e o Congresso Nacional se omite. Onde vamos parar ?

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, já era conhecido pelo seu temperamento belicoso, mas agora é considerado internacionalmente como a maior autoridade do País. 

Partiu dele a defesa da soberania nacional, que estaria sendo violada pelo bilionário Elon Musk, que se nega a acatar decisões judiciais. É dele a decisão que atinge um sistema global de VPN, pelo qual o usuário pode usar a rede de  internet e acessar o X, mesmo com o aplicativo estando fora do ar no Brasil. 

É dele a medida drástica de  penalizar com multa de R$ 50 mil quem fizer uso de rede virtual privada para acessar o antigo Twitter. 

É também dele a responsabilidade  pelas prováveis e inevitáveis milhões de ações judiciais  contra o governo brasileiro por usuários do X, que terão seus negócios prejudicados. Pelo aplicativo  comercializam seus produtos,  transformam ideias em dinheiro. Quem vai pagar essa conta? Você, leitor.

Ao determinar que Google e APPLE retirem de suas  lojas aplicativos de acesso por VPN, Moraes prejudica outras empresas, milhões de usuários, que usam o aplicativo não para acessar o X, mas para manter seus negócios longe do olhar da concorrência.

Há algo de errado no comportamento do ministro e é urgente uma avaliação de suas decisões. Pelo bem do Supremo Tribunal Federal e do País.

Mas é também urgente que o presidente Lula fale pelo Brasil, que o  Congresso Nacional represente  de fato a sociedade e seu destino.  

Há um vazio imenso, uma falta de direção e de comando. É nesse buraco que  Elon Musk  ataca, descumpre leis brasileiras, provoca Moraes e o ministro reage da forma mais agressiva e imprópria Quem deveria reagir era o governo do Brasil.

Musk é rico e briguento. Sabe como  ninguém provocar Moraes, que sempre encontra uma justificativa para afirmar que suas decisões pessoais, monocráticas, são baseadas em um princípio: a defesa do estado de direito. Não é bem assim. Mas fala pelo País, enquanto o presidente Lula se esconde e o Congresso Nacional se omite. Onde vamos parar ?

Leia também:

Moraes determina multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar bloqueio do X no Brasil

Moraes suspende X no Brasil

Como é bloqueada uma rede social no Brasil? Entenda o processo após a suspensão do X

Siga-nos no

ASSUNTOS: Alexandre de Moraes, APPLE, ELON MUSK, Google, STF, VPN, X

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.