Essa gente tem saudade do cassetete
O Brasil das redes sociais, que movimenta milhares de pessoas nos protestos de rua, mostrou ontem que tem uma tendência de “extrema direita’ escondida no peito. Saudades da ditadura? Não, apenas uma grande decepção de duas gerações de brasileiros que desde 1985, com as “Diretas já!”, mobilizada por redes sociais, mas pela força de uma oposição aguerrida, apostaram numa redemocratização que até hoje não aconteceu. Não é para menos. De sete presidentes ‘democráticos’, somente dois não estão incluídos na Lava Jato: Itamar Franco e FHC. A antiga oposição aguerrida se transformou no poder corrompido de hoje.
Não à toa, os internautas ‘confessaram’ ontem na página do Yahoo no Facebook, sua preferência pelo líder da bancada da bala Jair Bolsonaro, para presidir a República. De 338 mil curtidas, Bolsonaro obteve 185,3 mil votos, superando largamente Lula, que ficou com apenas 60,3 mil votos.
SAÚDE AMEAÇADA
O relator do projeto da Lei Orçamentária Anual, senador Eduardo Braga, advertiu ontem que o financiamento da saúde corre o risco de ficar abaixo do piso constitucional, caso o Congresso mantenha o prazo de seis meses para adesão ao regime especial de repatriação de recursos do exterior. " A lei está dando um prazo muito elástico. Isso significa dizer que a Receita não terá como fechar os números da repatriação antes do término do primeiro semestre", disse o senador
A 'IMPOPULARIDADE' DE MELO E AS PESQUISAS
No reaparecimento para uma multidão, ontem, na inauguração de mais uma erapa do Prosamim, o governador José Melo foi aplaudido e trocou abraços com um grupo de pessoas. Nenhuma vaia, apesar de pesquisas indicarem baixa popularidade, ônus de um programa de redução da máquina do estado que o governador patrocinou para driblar a crise econômica.
A vaia era uma expectativa real, mas não aconteceu.
Frustração para muita gente e um ponto negativo para institutos de pesquisa, que insistem em ouvir uma parte da população, sem enxergar que o grosso do povo está nos becos, nos alagados, lá onde ninguém quer chegar.
Essa gente decidiu as últimas duas eleições. E sempre foi ignorada pelos institutos de pesquisa. (RH)
LONGE DO JOGO DA ALEAM
Na contramão da onda de boatos sobre sua propalada interferência na disputa sucessória da Assembleia Legislativa, o governador José Melo desabafou: “Sou o primeiro governador na história que não está se metendo nessa questão. Eu tenho a base de deputados lá e não imponho nada a eles.
@@@
Mesmo assim, Belarmino Lins (PMDB) e David Almeida (PSD) afiam suas armas na disputa, apostando nas bênçãos do governador.
EMENDAS ATÉ O DIA 15
Cada deputado estadual tem até a próxima quinta-feira (15) para apresentar emendas impositivas à Lei Orçamentária (LOA) 2017.
@@@
Segundo o deputado Adjuto Afonso (PDT), presidente da Comissão de Finanças da Aleam, está encerrada a novela sobre a fonte geradora dos recursos que devem abastecer a reserva de contingência referente às emendas.
@@@
Os recursos fluirão de várias rubricas, garante o parlamentar.
PMDB RETALIA LAVA JATO
Animado por sua recente vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Renan Calheiros é um dos principais incentivadores da ideia de a cúpula nacional do PMDB ingressar com um pedido de anulação da delação premiada do executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho.
@@@
O partido pretende embasar sua ação no vazamento do conteúdo da delação ocorrido antes da sua homologação pelo STF.
@@@
O PMDB pretende utilizar o posicionamento do procurador-geral da República a seu favor. Rodrigo Janot criticou com veemência o vazamento e anunciou rigorosa investigação.
RAIOS QUE O PARTAM
Um raio durante o temporal no início da tarde de ontem danificou o sistema de para-raios da Assembleia Legislativa, provocando um curto-circuito no sistema de ar condicionado, e correria dentro do prédio com o cheiro de plástico queimado, que se espalhou pelos corredores. Houve evacuação dos funcionários e o encerramento do expediente mais cedo. A manutenção garante que tudo estará normalizado hoje.
CREDENCIAIS
A Diretoria de Comunicação da Assembleia já está distribuindo as credenciais para acesso dos profissionais de imprensa ao auditório Belarmino Lins, durante a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo deste ano, na quinta-feira. Um total de 26 personalidades serão homenageadas pelos deputados com a maior comenda do parlamento amazonense.
ASSUNTOS: Cassetete, ditadura militar, Eleições 2018, intervenção militar, Jair Bolsonaro, lula
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.