Compartilhe este texto

Leitor ganha voz dentro do Portal do Holanda. Beth, a nossa ombudsman


Por Raimundo de Holanda

26/06/2023 20h40 — em
Bastidores da Política



 

Com o avanço da Internet e o uso de plataformas focadas em vídeos da vida pessoal, é impossível não perceber que sites e blogs começam a perder espaço. Há uma revolução na internet, o mundo conectado de mil maneiras. Por trás disso, a inteligência artificial de um lado.  De outro, o capitalismo de vigilância. E uma bolha em torno do  reflexo de imagens, da predominância do eu sobre o todo.  

Que estamos sendo tragados por essa revolução é fato. Os que resistem ao encanto que as imagens e os escândalos pessoais provocam, ainda sonham com a leitura, com a poesia, com a verdade que vem sendo sacrificada por múltiplas versões. 

O que essas pessoas buscam, ainda podemos dar, não sem sacrifícios, empenho, coragem, fazendo  com que o mundo real prevaleça sobre o mundo das narrativas. 

Precisamos ser humildes para admitir erros, quando erramos. 

Podemos ser veículos  não de um retrocesso, mas da prevalência da verdade sobre a mentira. Precisamos reconstruir o mundo que estamos perdendo e assegurar que há espaço para o aperfeiçoamento e  para críticas construtivas.

Essa é a razão pela qual o Portal do Holanda publica a partir de hoje uma coluna que será os olhos dos leitores, com criticas ou elogios ás matérias aqui publicadas. Uma tarefa que ficará sob responsabilidade da jornalista Elizabeth Menezes. O jornalismo ganha com essa inovação do Portal. E ganham os leitores.

Veja também:

Esqueceram de mim? 

Siga-nos no

ASSUNTOS: . capitalismo de vigilância, bastidores, Inteligência Artificial, internet

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.