Compartilhe este texto

Fator QI pesa mais do que o voto na eleição para o Quinto Constitucional da OAB


Por Raimundo de Holanda

03/05/2018 21h16 — em
Bastidores da Política



A OAB Amazonas terá este ano, pela primeira vez, uma eleição ampla para a escolha do advogado que irá representar a entidade no colégio de desembargadores do TJAM pelo quinto constitucional. E com todos os ingredientes de uma disputa político-eleitoral.

Sobrenomes notáveis na área jurídica e política estão na disputa, assim como ilustres ‘novatos’ na carreira advocatícia. Sem faltar os interesses políticos ‘apadrinhando’ candidaturas.

Mas “há uma comissão eleitoral” para equilibrar esse disputa, em que os advogados terão a oportunidade de mostrar que são capazes de praticar o jogo democrático sem ‘pisar na bola’.

O problema são as listas - primeiro a sêxtupla, depois a tríplice, esta já uma escolha dos desembargadores. Depois a escolha pelo governador. Nos dois últimos casos entra o componente politico, mortal para quem não dispõe de QI .  

 CONDUTA VEDADA

Os servidores da saúde que lotaram ontem as galerias da Assembleia saíram de lá frustrados. Oposição e base aliada querem aprovar todas as correções salariais de 2015 a 2017, mas a Lei Eleitoral proíbe reajuste salarial maior que a data base atual.

@@@

Com medo de votar e ‘arriscar’ cair em conduta vedada, os deputados deixaram para a juíza federal Marília Gurgel e o Ministério Público Eleitoral decidirem. Na terça próxima volta à pauta.

 TSE DITA REGRAS

No período eleitoral deste ano nada de celular tocando e uma ‘mensagenzinha’ de candidato azucrinando os ouvidos a todo instante. Ontem o STF decidiu manter a proibição do uso do telemarketing pelos candidatos, por ser uma propaganda “invasiva e incômoda”.Mais uma vez uma corte superior legislando sobre um tema que é de competência do Legislativo. 

COMBUSTIVEL ELEITORAL

Mesmo enfrentando o inferno astral, a cúpula do PT não perde o foco centrado na reconquista do poder nas eleições deste ano. Até ontem na visita semanal nenhum arrependimento pelos erros foi manifestado. Mas a ‘desgraça’ de Lula é usada como principal combustível eleitoral.

POSSE DE JOÃO E THURY

Será concorrida a posse, nesta sexta-feira (4), dos desembargadores João Simões e Aristóteles Thury nos cargos de presidente e vice-presidente do TRE-AM. Além do governador Amazonino Mendes e do prefeito Arthur Neto, 18 deputados estaduais confirmaram presenças no evento.

“MINA DE OURO”

Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), só o TJAM pode dar um basta à “mina de ouro” que é a indústria das taxas escorchantes cobradas pelos cartórios no Amazonas.  Confome dados do Sistema Justiça Aberta, do CNJ, o 1° Ofício de Registro de Imóveis e Protestos de Letras, por exemplo, abocanhou em 2017 a bagatela de R$ 12,6 milhões, enquanto o Cartório do Terceiro Ofício de Registro de Imóveis faturou R$ 6,2 milhões.

MAIA EM MANAUS

O presidente da Câmara dos Deputados deputado Rodrigo Maia (DEM), cumprirá agenda de pré-candidato presidencial em Manaus no próximo dia 11. O prefeito de Manaus, Arthur Neto, em conflito com o pré-candidato tucano a presidência, Geraldo Alckmim, deverá entregar a chave da cidade nas mãos do candidato do DEM. Um agrado a um rival de Alckmim. 

DIA DO TOQUE

O deputado Luiz Castro (Rede) propôs  uma folga anual aos servidores públicos para a realização do exame contra o câncer de próstata em projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: oab-AM, quinto constitucional

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.