FDN E CV, o poder do estado paralelo
A entrevista do delegado Guilherme Torres ao site UOl sobre o rompimento da aliança entre FDN e Comando Vermelho no Amazonas é cheia de detalhes. De um lado revela que a policia sabe cada passo dos criminosos, as conspirações dentro das duas organizações e quem é quem na linha de comando. De outro, a narrativa de como FDN e CV agem e se articulam, passa para o leitor a ideia de romance e de tragédia.
De romance porque Zé Roberto, Joao Branco e Gelson Carnaúba aparecem como personagens que mantém o poder mesmo dentro de presídios, comandando alianças e traições, decidindo sobre o comércio de drogas, ou quem vive e morre.
E tragédia porque o Estado, vulnerável, surge como personagem secundário de uma história de fugas, rebeliões e mortes.
O delgado sabe tudo sobre as organizações criminosas, mas faltou até aqui uma ação efetiva do Estado Não Paralelo para implodir as duas organizações. Que é o que a sociedade quer.
SOB CONTROLE ?
O submundo do crime está em ‘guerra’ pelo controle do tráfico de drogas na tríplice fronteira do Alto Solimões. Os serviços de inteligência policiais e das Forças Armadas estariam monitorando, mas sem adotar nenhuma ação preventiva. Vão esperar mais mortes?
RECUPERAÇÃO SABINO
O ex-deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB), internado há nove meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, demonstrou recuperação nas últimas semanas. O vereador Reizo Castelo Branco (PTB) confirmou que o pai já fala, está consciente e pode se alimentar. Sabino sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em agosto de 2017. A família aguarda posição médica sobre a possibilidade de alta.
DIREITO DE RESPOSTA
“Em resposta ao que foi publicado na Coluna Bastidores, Portal do Holanda (edição 14/05), tenho a dizer que caminhei com Amazonino Mendes mais da metade de minha vida pública. Após 10 anos de afastamento, o apoiei em seu retorno ao governo do Estado na eleição suplementar (2017) como forma de homenageá-lo no outono de sua vida pública. Dele, nada esperei em se tratando de apoiamento político partidário.Sigo fiel a meus princípios e convicções das quais jamais me afastarei. Pauderney Avelino’’
BANCADA RACHADA
A bancada federal do Amazonas está ‘rachada’ para as eleições. De um lado Omar Aziz conta com Silas Câmara, Pauderney Avelino, Alfredo Nascimento e Arthur Bisneto. De outro Amazonino Mendes tem Eduardo Braga, Conceição Sampaio, Átila Lins, Hissa Abrahão e Gedeão Amorim. Nessas águas, a senadora Vanessa Grazziotin fica à deriva.
CAVALO DE TROIA
A oposição ao governo fez cavalo de batalha contra o muro da casa do governador, por empresa que tem negócios com o governo, mas esqueceu de ‘encobrir’ os rastros de doação de campanha por empresa que tinha conta milionária na área da saúde pública.
@@@
Líder do governo e depois presidente da Assembleia, David Almeida desfrutou de privilégios que lhe valeram doação de campanha da OCS, que era dona dessas contas.
REGULAMENTAÇÃO DO UBER
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wiker Barreto (PHS), promete intensificar os debates sobre a regulamentação do aplicativo Uber e assegura que até o final deste mês a Prefeitura se manifesta sobre a questão.
“ILHA DA FANTASIA”
De acordo com palestrantes do Seminário “Eleições 2018”, da Assembleia Legislativa, a realidade geográfica de um estado-continente como o Amazonas torna ilusório acreditar que o teto legal de gastos de R$ 5 milhões será cumprido regiamente pelos candidatos ao governo nas eleições deste ano. O teto é uma autêntica “Ilha da Fantasia” no Estado.
DISTRITOS ESPERAM
Entidades como a Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) esperam que o deputado-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), coloque hoje em pauta o Projeto de Lei 137/2015 que delega às assembleias legislativas poderes para a criação de novos municípios. No Estado, há a torcida de distritos como Canumã (Borba), Tuiué (Manacapuru), Novo Remanso (Itacoatiara), Balbina (Presidente Figueiredo) e Santo Antônio do Matupi (Manicoré), dentre outros.
CNJ CORREGEDOR TJAM
O processo que julga a regularidade da eleição para corregedor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) consta na pauta de votação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desta terça-feira.
QUALIDADE COMBUSTÍVEL
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) decidiu instaurar Procedimento Preparatório para analisar a pureza e a qualidade dos combustíveis distribuídos pelos postos de gasolina na cidade de Tefé. A medida foi determinada pela promotora Marina Campos Maciel que requisitou da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e ao Inmetro que realize a fiscalização, coleta e análise dos combustíveis distribuídos pelos postos de gasolina em Tefé. A mesma promotora também abriu procedimento para verificar a qualidade da água no município.
ASSUNTOS: coando vermelho, fdn
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.