Fraude na internet e golpes utilizando sites falsos da Sefaz e Detran
A Polícia Civil, após uma criteriosa investigação, desarticulou grupo criminoso que atuava no submundo da internet, mas não conseguiu evitar que um número considerável de pessoas caísse no golpe dos sites falsos da Secretaria de Fazenda e do Detran-Amazonas. O prejuízo aos contribuintes pode chegar a R$ 500 mil.
Os golpistas ofereciam descontos de até 30% no pagamento do IPVA, e o que mais surpreendeu, além da audácia dos golpistas, foi a técnica utilizada e a semelhança dos sites falsos com os originais.
Somente foram identificados porque os sites falsos da Sefaz e Detran tinham uma URL que direcionava o contribuinte para uma outra plataforma. Ficaram no ar seis meses, o que também revela a dificuldades de combater crimes cibernéticos que ocorrem em uma escala impressionante.
Não há muito o que fazer em um mundo que digitaliza com muita rapidez os seus serviços e facilita formas de pagamento também digitalizadas, especialmente o PIX. Mas fica o alerta, como único mecanismo de prevenção. Suspeite sempre de facilidades oferecidas por meio digital.
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.