Compartilhe este texto

Gastança, crise e falta de transparência


Por Raimundo de Holanda

10/05/2024 20h20 — em
Bastidores da Política


  • O contribuinte é o mais interessado em saber o quanto o governo do Amazonas gasta e se gasta bem. Se recursos arrecadados com impostos cada vez mais extorsivos resultam em melhorias em setores vitais, como saúde e segurança.
  • Portanto, é preciso esclarecer porque somas fabulosas têm sido destinadas à "conservação e manutenção predial em unidades da ADAF - Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas, de quem pouco se ouve falar, mas ano passado firmou contrato de R$ 11 milhões com a F1 Construções & Náutica LTDA com essa finalidade.

É fato que falta controle, tanto a nível de governo quanto do Tribunal de Contas e da Assembléia Legislativa. Há uma escandalosa indiferença, por exemplo, a denúncias comprovadas de superfaturamento nos preços de alimentos fornecidos às unidades hospitalares.

Nenhuma investigação foi iniciada. O silêncio das autoridades apenas atua como vacina para o esquecimento. 

A gastança ocorre em todos os setores. A Polícia Civil acaba de adquirir "microcomputador tipo estação de trabalho e notebook para atender as necessidades de reaparelhamento das instituições de segurança" junto a VSP Solution Ltda, a um custo de R$ 576.500,00.

Ainda que alguns investimentos se justifiquem, seria salutar esclarecer para a sociedade sua eficácia e que estudos apontam para resultados efetivos.  Compra-se e contrata-se a preços astronômicos, mas a sociedade se beneficia pouco ou quase nada desses investimentos.. 

A saúde e a segurança têm sido o calcanhar de Aquiles do atual governo. E a educação? Bom. esse é um tema para uma outra coluna...

Siga-nos no

ASSUNTOS: crise na saúde, Falta de transparência, governo do amazonas, Segurança

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.