Gente mal intencionada fazendo pesquisa
Essa foi a campanha de desmoralização das pesquisas de intenção de votos, manipuladas por quem tinha más intenções.
Ao longo do período de disputa, apareceram diferentes prognósticos - ora favorecendo um ou outro candidato. Agora chegou a hora da verdade.
Dia de eleição, dia no qual o eleitor vai digitar seu voto e daí resultarão números reais, talvez com algumas surpresas.
É fato que a pesquisa realizada pela Quest e divulgada pela rede Amazônica revela um cenário que os candidatos já sabiam há três semanas - com Alberto Neto, Roberto Cidade e Amom Mandel tecnicamente empatados, disputando a segunda vaga. A liderança, folgada, é do prefeito David Almeida.
A Quest não visualizou impactos do último escândalo envolvendo suposto esquema para alterar o resultado da eleição em Parintins, com repercussões em Manaus. Nem isso explodiu como um bomba na campanha de Roberto Cidade, como chegou a ser aventado.
O que houve foi um natural impulso de Alberto com a visita semana passada do ex-presidente Bolsonaro e a migração de parte de uma direita cindida pela ação do coronel Menezes, vice de Roberto Cidade.
Essa recomposição da direita, estimulada pela presença de sua maior liderança em Manaus, beneficiou Neto, mas não provocou o encolhimento de Roberto Cidade num nível que o excluísse de disputar a segunda vaga.
A pesquisa aponta chances de Amom Mandel num triplo empate, mas seguramente essa segunda vaga ficará entre Roberto Cidade e Alberto Neto. Se alguém encolheu e as pesquisas não identificaram, foi Amom Mandel. Esse declínio e seu tamanho ainda serão medidos.
Para além de números aleatórios que aparecem aqui e ali sem rigor científico, é bom lembrar que o único candidato que parecia compreender os problemas da cidade e suas dimensões, o orçamento diminuto para tantas demandas, foi Marcelo Ramos. O curioso é que ele amarga a quinta posição.
Mas o eleitor é uma caixinha de surpresas. Quando as urnas forem abertas é que se conhecerá a verdade e quem é quem nessa disputa.
ASSUNTOS: Alberto Neto, David Almeida, eleição 2024, Manaus, Marcelo, Pesquisa, Roberto Cidade
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.