Lula preso. Você aplaudiu, chorou, soltou fogos ou jejuou?
Muita gente aplaudiu a prisão de Lula. Ao atravessar a rua que separava o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo da viatura da Polícia Federal, que o conduziu preso, Lula fez uma passagem de um presente conturbado a um futuro sombrio.
O que preocupa desse episódio é esse País dividido. Se de um lado há esforço das autoridades para passar o Brasil a limpo, de outro os métodos usados ( delações não comprovadas com exatidão) alimentam as pequenas vinganças que produzem um Estado paralelo, mergulhado no ódio.
O futuro dirá o tamanho do estrago que se está produzindo hoje.
Que as vítimas não sejam os que aplaudiram ou soltaram fogos com a prisão de Lula. Nem os que se alimentam de pequenas intrigas e, mesmo na função de autoridades de estado, se exasperam, torcem contra, fazem vigílias e jejuam, mesmo na condição de Coordenador ou coordenadores da Operação Lava Jato.
VANESSA PREOCUPADA
A senadora Vanessa Grazziotin anda abatida não tanto pela ‘queda’ de Lula, mas porque sabe que solto era o muro que ‘segurava’ uma ação mais ampla da Lava Jato sobre políticos com foro privilegiado. Entre eles a própria senadora e sua colega Gleise Hoffmann.
DIREITO NA MÃO
A fim de ajudar as pessoas a conhecerem seus direitos de forma rápida e simplificada, o deputado Luiz Castro fará amanhã o lançamento do aplicativo digital “Direito na Mão”. Mas o app tem endereço político: vai mostrar somente as leis de autoria do parlamentar.
BRAGA TRANQUILO
Apesar de perder os deputados Wanderley Dallas e Vicente Lopes para o PDT, o senador Eduardo Braga mostra tranqüilidade. Cumpriu agenda normalmente em Barreirinha sem evidenciar qualquer preocupação com os prejuízos da janela partidária para o MDB.
BRONCA DE PLATINY
Agora no PSB de Serafim Corrêa, e frustrado com a pernada que levou da cúpula nacional do PSL na disputa pelo comando do partido no Amazonas, o deputado Platiny Soares não está mais morrendo de amores pela pré-candidatura de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto.
PIRARUCU DE MANEJO
Filiada ao PSDB do prefeito Arthur Neto, a deputada federal Conceição Sampaio batalha junto Ministério da Agricultura por um projeto que inclui o pirarucu de manejo na lei de subvenção econômica. Ela se prepara para disputar a reeleição.
BRIGA ACIRRADA
A janela partidária confrontou acirradamente MDB e PP na briga pela segunda colocação entre as maiores bancadas da Câmara Federal. Até a tarde de sexta-feira, o PP contava 53 parlamentares, inclusive o amazonense Átila Lins. O MDB somava 55.
ASSUNTOS: lula preso, Policia Federal
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.