Mais do mesmo no ‘novo’ secretariado do governador Wilson Lima
ouça este conteúdo
|
readme
|
O governador Wilson Lima montou seu governo com base na estrutura viciada do primeiro mandato. Mexeu na periferia, mas com peças gastas, sem capacidade de estimular avanços estruturantes. Prevaleceu a ingerência política que escanteia o cidadão e coloca o bem público a serviço de interesses imediatos de uma minoria. Fora peças importantes, como o secretário Anoar Samad (Saúde) e o presidente do Fcecon, Gerson Mourão, que foram mantidos, e José Augusto (Cetam), exonerado talvez pelo fato de ter qualidades), os demais ficaram devendo e os “novos” são parte de uma velha engrenagem que o governador em muitos momentos qualificou como ultrapassada.
Wilson, que disse em sua posse no novo mandato ter “aprendido a governar na marra”, perde assim a oportunidade de reunir capital intelectual à altura dos novos desafios, especialmente para um Estado que precisa aprimorar a gestão.
Conhecimento e habilidades na forma de agir de auxiliares faltaram no primeiro mandato. Era hora de montar uma equipe qualificada para as demandas do presente e do futuro - que serão imensas. Não foi isso que se viu.
O governador caiu em muitas armadilhas no primeiro mandato por falta de assessores capazes de dar um norte, de administrar a coisa pública visando o bem da coletividade. Menos por má fé, mais por imperícia e despreparo, o colocaram em situação dificílima. Wilson, ao que parece, não aprendeu a lição.
Ao contrário do que afirmou o governador em sua posse, ninguém aprende a governar na marra. Nem achar que novos erros serão redimidos na próxima eleição.
Wilson ganhou uma nova chance, isso contra todos os prognósticos anteriores ao processo eleitoral. Não pode jogar fora…
Veja também:
Governo do Amazonas divulga nomeações de secretários no Diário Oficial
Wilson Lima divulga primeira lista de secretários para seu segundo governo
Governo do Amazonas anuncia novos titulares da Sejusc, Cetam e da CGE
Delegado Bruno Fraga é anunciado como novo delegado-geral da PC-AM
Wilson Lima nomeia Therezinha Ruiz para cargo na Seduc-AM
ASSUNTOS: . Fcecon, Amazonas, Anoar Samad, Wilson Lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.