Compartilhe este texto

Melo e Braga no centro da disputa eleitoral


Por Raimundo de Holanda

09/09/2016 23h32 — em
Bastidores da Política



Mesmo optando por se manter ‘fora do foco’ da mídia durante a campanha eleitoral, o governador José Melo e o senador Eduardo Braga acabaram se transformando nos dois principais protagonistas da eleição em Manaus. Melo e Braga, que travaram a batalha eleitoral pelo governo do Estado em 2014, por razões pessoais   decidiram não se expor na disputa deste ano. Mas não deu pra escapar das redes sociais onde suas figuras são disputadas nos memes e comparações, entre as assessorias dos dois candidatos até aqui mais fortes na disputa.

Os marqueteiros de Marcelo Ramos querem ‘colar’ a imagem de Braga ao candidato Arthur Neto, e os de Arthur dão o ‘troco’ na mesma moeda. A ação é cheia de equívocos.  Braga e Melo não contavam com tamanha promoção...

O PROTAGONISMO DE ROTTA

Com a experiência televisiva que tem sido a base de sua carreira política, o candidato a vice Marcos Rotta assume cada vez mais, ao lado de Arthur Neto, o protagonismo da campanha eleitoral na mídia eletrônica, especialmente na atuação como narrador e âncora no programa eleitoral. E ele garante que não vai ficar só nisso...

A PARCERIA DE JOSUÉ

Já do outro Lado Josué Neto assume um papel cada vez mais relevante na campanha, mas atua nos bastidores e concatena as principais ações de Marcelo Ramos. Se a dupla vencer, a relação será menos belicosa das que se tem visto nos últimos anos. 

OS MAIORES DOARES DA CAMPANHA

Quem são os maiores doadores das campanhas eleitorais deste ano? Os pobres. Com os empresários ‘detonados’ pela minirreforma aprovada ano passado, os políticos profissionais já arrumaram um ‘jeitinho’ bem brasileiro para resolver a falta de grana. Só erraram na medida. Achando que o TSE não iria descobrir a ‘malandragem’, transformaram os pobres, inclusive beneficiários do Bolsa Família e alguns mortos, em novos ricos que já doaram mais de R$ 168 milhões a campanhas municipais. Diante do tamanho da ‘conta’, o presidente do TSE, Gilmar Mendes foi irônico: “Já tivemos no passado mortos que votavam. Agora, temos mortos que doam”.

COPIANDO 

Lá, como aqui. O coordenador jurídico da campanha do petista Fernando Haddad apelidou o candidato a prefeito João Dória de “Trump paulistano” e disse que “Tudo nele é “fake”. Desde que na televisão ‘copiou’ o candidato presidencial americano, apresentando no Brasil “O Aprendiz”, estrelado na tevê americana por Donald Trump. Na campanha está copiando a propaganda do posto Ipiranga e a marca do governador Geraldo Alckmin. Em Manaus,  tem candidato fazendo o mesmo do mesmo.

PESQUISA E PESQUISA

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo, o tribunal está analisando a realização de pesquisas eleitorais pelo celular.

@@@

Ele diz que o assunto é polêmico e por isso merece uma análise profunda para não permitir qualquer afronta à legislação eleitoral.

APOIO DO VELHO PRAÇA

O deputado estadual José Ricardo (PT), candidato a prefeito de Manaus pela coligação "Compromisso com o povo" (PT/ PCdoB), se encontra em Fortaleza onde gravou ontem uma declaração de apoio do ex-deputado federal Francisco Praciano (PT).

@@@.

Ainda em processo de recuperação de complicações pulmonares, “Praça” pediu para fazer a gravação de apoio ao seu antigo companheiro de Kombi no centro de Manaus.

@@@

Zé Ricardo também aproveita sua estada na capital cearense para conhecer o sistema de transporte público da cidade.   

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: eleições 2016, GOVERNADOR JOSÉ MELO, Manaus, Senador Eduardo Braga

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.