Compartilhe este texto

Menos homicídios e menos roubos no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

16/06/2024 21h08 — em
Bastidores da Política



A queda no número de homicídios no Amazonas é o fato relevante da semana e um mérito do aparelho de segurança do Estado. Mas há outros fatores envolvidos - menos conflitos entre casais e disputas entre vizinhos, menos ódio e mais reflexão de grupos de pessoas sobre como viver em sociedade, respeitando o direito do outro. Neste aspecto, as igrejas têm papel fundamental.

Foram 511 homicídios entre janeiro e junho deste ano, contra 674 do mesmo período do ano passado. Uma queda expressiva, mas um número ainda muito alto.

A curva descendente foi maior no quantitativo de roubos. Em 2023, nos primeiros seis meses, houve cerca de 18 mil assaltos a residências, transeuntes, ônibus e comércio. Este semestre o número baixou vertiginosamente: 10 mil.

A polícia atribui parte desse resultado a mais de 3 mil prisões ocorridas no ano anterior e o combate ostensivo às organizações criminosas.
Mas não apenas isso.  Os meses seguintes dirão se as pessoas estão mais tolerantes umas com as outras, daí menos assassinatos, ou se a polícia tem razão ao afirmar que a política de segurança pública não fracassou e que dá os primeiros sinais de êxito. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: homicídios, Manaus, roubos, SSP-AM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.