A mentira, os políticos e a corte
- A mentira, por sua natureza, está na política e nos políticos.
Mentir, todo mundo mente. E todo mundo acha que uma mentirinha não faz mal. Mas faz. Dependendo de como é contada, destrói vidas. Captura nossa capacidade de julgamento e, de certa forma, nos controla, na medida em que não sabemos mais diferenciá-la da verdade.
As mentiras começam em casa, na escola, no trabalho e chegam à política afinadas.
E é o principal problema do Tribunal Superior Eleitoral. Sua determinação de combater o que foi denominado de fake news será inócua se voltar seu olhar exclusivamente para os meios de comunicação e para as redes sociais.
A mentira, por sua natureza, está na política e nos políticos.
O tribunal estabeleceu prazos para a retirada de matérias "sabidamente inverídicas", mas para ser justo deve analisar o comportamento de quem, em nome de uma falsa verdade, tenta forçar a corte a estabelecer censura aos meios de comunicação.
Se agir dessa forma, sem critérios, estará assassinando a verdade.
ASSUNTOS: eleição 2024. MANAUS, Fake News, TSE
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.