Compartilhe este texto

Merenda pode matar a ‘fome’ dos prefeitos, mas penaliza estudantes


Por Raimundo de Holanda

23/01/2018 22h38 — em
Bastidores da Política



Um grupo de funcionários da Seduc está preocupado com o encaminhamento de novas diretrizes do órgão para a contratação de transporte escolar e distribuição da merenda  para as escolas do Estado.  A questão é: conveniar com prefeituras e repassar os recursos.

Trata-se de uma preocupação relevante para o governo, pois esse método nunca deu certo, haja vista os casos sistemáticos de desvio de finalidade e de recursos pelos prefeitos.

O transporte e merenda escolar são a maior reclamação nos municípios, onde os estudantes são mal alimentados.

É certo que a gestão da qualidade preconiza a divisão de responsabilidades. Porém o princípio se aplica quando existe nivelamento técnico e de conduta entre gestores.

Na fórmula ‘apenasmente’ política resulta em divisão de poder eleitoral, o que acaba sendo pernicioso para o governo e a população. Um medida perigosa  que o governador Amazonino Mendes  precisa impedir.

EMENDA DAS CIRURGIAS

Das 19 emendas impositivas apresentadas ao Orçamento do governo pelo deputado David Almeida, uma destina-se ao hospital Francisca Mendes . São R$ 500 mil para ajudar no pagamento das cirurgias.

FRASE DE AMAZONINO

Conhecido por suas frases de efeito, o governador Amazonino Mendes cunhou mais uma ontem, na reabertura do TJAM. “É como se o interior do estado tivesse saído da Idade Média para a Idade Contemporânea”, disse se referindo às comarcas preenchidas por juízes titulares.

@@@

Durante a solenidade, o presidente do tribunal Flávio Pascarelli deu posse a 22 novos juízes de carreira, completando 48 novos juízes nomeados em sua gestão.

ONDA DE “FAKES”

Cada vez mais aumenta a onda de “fake news” nas redes sociais em evidente desafio a Polícia Federal e aos demais órgãos de fiscalização. Na semana passada, a onda pegou o deputado Josué Neto (PSD) e agora atingiu o deputado Belarmino Lins. Ontem, a assessoria jurídica de Belão divulgou nota pública desqualificando o “fake” maldoso.

APOSENTADORIA GORDA

Dono de cinco mandatos na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Lupércio Ramos  abocanhou R$ 24,6 mil de aposentadoria no cargo de procurador de 1ª classe, de acordo com o Diário Oficial da ALEAM de segunda-feira (22).

MILITARES NA BOA

Com a decisão do juiz Márcio Rothier Pinheiro Torres, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual e de Crimes contra a Ordem Tributária, os 32 policiais militares, que deveriam deixar os quadros da Aleam, vão continuar a serviço do Poder. O magistrado pôs na defensiva o comandante da PM, coronel David Brandão, que pedia a devolução dos policiais aos quartéis.

PASCARELLI SAMBISTA

Bom de toga, bom de samba. Assim é o desembargador Flávio Pascarelli, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e parceiro do famoso compositor Paulo Onça no projeto Conexão Rio-Manaus. Há alguns meses Pascarelli lançou o samba “Farinha do Mesmo Saco”, que fez sucesso no Youtube.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Corrupção, maus caminhos, merenda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.