A morte à espreita
Os casos de síndrome respiratória cresceram nos últimos seis meses - 2,7 mil notificações e 30 mortes em Manaus. É um numero alto, puxado pelo forte verão, seca, desmatamento e fumaça.
Os vírus, especialmente SARS- COv-2, Rinovírus e Adenovírus se espalham rapidamente e o uso de máscaras já vem sendo recomendado pelas autoridades sanitárias.
Ainda não é o ponto crítico de um problema sanitário, mas é um alerta importante.
Manaus já passou por problemas seríssimos no passado e a prevenção é a melhor defesa para que não se repitam. O simples gesto de lavar as mãos já ajuda a evitar a contaminação.
Infelizmente, ainda são poucos os que levam à sério a utilização de vacinas contra gripe e Covid, que podem ser obtidas nos postos de saúde e à disposição de todos.
ASSUNTOS: covid, gripe, Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.