Compartilhe este texto

MPF e PF nas ruas...


Por Raimundo de Holanda

21/07/2019 20h12 — em
Bastidores da Política



A polícia  e o MP são quase um pesadelo nesse País de muitos pecados. Mas cumprem seu  papel. Se há equívocos nas operações realizadas pelo MP e Polícia Federal - e eles existem - não cabe aos federais nem aos procuradores o ônus por esses erros. Eles se aplicam mais a opinião  pública e a membros isolados do judiciário. E por uma razão muito simples:  A opinião pública porque age inconscientemente, pressionando em busca de soluções imediatas para a segurança e a corrupção, sem perceber que está dando musculatura aos que avançam sobre direitos individuais do cidadão em nome de um Estado forte, armado e violento.

O Judiciário, porque, ao receber uma denúncia com pedido de prisão, busca e apreensão, a acolhe sem  avaliar a profundidade do pedido, o tempo da investigação e o que o baliza de forma concreta. Quando não se torna acusador, como o caso envolvendo o ex-juiz Sérgio Moro.

@@@

O magistrado tem que atuar - e parece redundância, mas não é - como  juiz de uma causa, para fazer justiça, não como justiceiro, que é outra coisa. Ou herói, que mais tarde acaba desconstruído por outra voz que elege o direito como fonte de justiça e  liberdade

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, justiça federal, maus caminhos, MPF, Nejmi Aziz, Omar Aziz, PF

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.