Compartilhe este texto

A nova corrida do ouro na Amazônia


Por Raimundo de Holanda

23/05/2024 20h52 — em
Bastidores da Política


  • Não basta expulsar garimpeiros que atuam irregularmente na exploração de ouro na região. É necessária uma política governamental inteligente - e isso falta ao governo Lula - inteligência - voltada para a exploração dessas riquezas visando melhorar as condições de vida das populações nativas e gerar divisas para o País.

A corrida do ouro continua na Amazônia. Em parte financiada pelo PCC e CV, em parte por empresários em busca de lucro fácil. Ocuparam áreas protegidas no papel, mas com uma ausência escandalosa do estado brasileiro. 

Repete-se o "fenômeno" ocorrido nas capitais, onde o crime organizado se apossou de bairros inteiros no vácuo deixado pelo poder público. 

Pesca ilegal, exploração de madeira e ouro ocorrem exatamente porque por um longo período as autoridades fizeram vista grossa em razão de conluios e corrupção.

Não basta fiscalizar, destruir balsas de forma açodada, sem considerar que há mercúrio em grande quantidade nessas embarcações e que acaba poluindo ainda mais os rios e comprometendo todo o ecossistema. 

É necessária uma política governamental inteligente - e isso falta ao governo Lula - inteligência -  voltada para a exploração dessas riquezas visando melhorar as condições de vida das populações nativas e gerar divisas para o País.

Se não o fizer, em beneficio das comunidades indígenas, outros o farão ou já fazem sob a sombra de organizações não governamentais e entidades religiosas, muitas das quais têm agido de forma mais do que suspeita.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazônia, corrida do ouro, crime ambiental, devastação, Tráfico de drogas

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.