O alvo da PF em Manaus
A operação da Policia Federal em Manaus no dia de ontem ocorreu na Gradiente, ou no que restou dela. Não há noticia de que os federais chegaram à casa do ex-diretor da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), Geraldo Nogueira, mas o clima na familia foi de apreensão. A CBTD foi criada para receber investidores e incluir novos acionistas e era responsável pela reinserção da marca Gradiente no mercado brasileiro.
Eugênio Staub acabou sendo o principal alvo, mas essa operação por pouco não provoca um grande estrago no Estado. A Afeam - Agência de Fomento do Amazonas - saiu da lista depois de apresentar ao Banco Central provas de que os R$ 28 milhões investidos na companhia e que viraram pó, foram realizados à revelia do seu conselho deliberativo, que opinou pela não entrada no negócio. Mas o ex-diretor Fernando Alberto de Lima e Silva, que desconsiderou os pareceres contrários ao investimento, está sendo investigado.
Durante a gestão de Thomaz Nogueira na Suframa, a IGB Eletrônica, atual controladora da Gradiente, ganhou a ação movida contra a autarquia por conta da cobrança de taxas pagas ao longo da década de 90. A Suframa recorreu e perdeu. A estimativa é que os valores devidos ultrapassem a casa dos R$ 200 milhões.
Com o dedo politico favorecendo seus negócios, Staub deu uma sobrevida ficticia à Gradiente. Foi de suas boas relações com o ex-presidente Lula que conseguiu aval dos fundos de Pensão da Petrobras e da Caixa para tentar reerguer a empresa. De quebra, bicou na Afeam. O resultado está aí.
UM DIA FOI ASSIM...
Parece estranho, mas não é. O PSDB do prefeito Arthur Neto e o PMDB já se coligaram no Amazonas para disputar uma eleição majoritária. Foi em 2002, quando Arthur apoiou o cacique Gilberto Mestrinho em sua candidatura ao governo estadual, e os dois partidos foram os únicos da coligação “Vote Mestrinho”, que perdeu para a “Frente Trabalhista do Amazonas” de Eduardo Braga, com 13 partidos e apoio do então governador Amazonino Mendes. O Negão deu uma ‘pernada’ em seu velho mestre apoiando Braga, porque queria voltar ao governo em 2006. Mas Braga derrotou seu ‘mestre’.
DIA DA AMAZÔNIA
Poucas pessoas se lembraram, mas ontem, 5 de setembro, não é só o dia do Amazonas, mas também o Dia da Amazônia, usado nacionalmente para celebrar a importância da floresta amazônica. Paradoxalmente, setembro é o mês em que começam as grandes queimadas na região, que presta importantes serviços ambientais para o mundo todo, sendo fundamental para o equilíbrio do clima, além de ter participação nos ciclos das águas e abrigar a maior biodiversidade do planeta.
PROTESTOS
A militância petista e comunista continua indo às ruas para protestar contra o governo Temer, tocando o refrão do ‘golpe’ e praticando atos de vandalismo. O objetivo é claro e tem sido incentivado por lideranças como Lula e a própria Dilma: provocar instabilidade política e derrubar o novo governo. A ‘militância subvencionada’ é uma das vertentes do aparelhamento do Estado montadas pelo governo do PT-PCdoB, segundo os teóricos dos dois partidos para ‘provocar o caos’ quando for necessário.
ASSUNTOS: afeam, Manaus, Operação Greenfield Funcef, Petros, PF
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.