O candidato do governador
O governador Wilson Lima exonerou a diretoria da Amazonprev e determinou uma varredura em outras indicações feitas pelo deputado Alberto Neto (PL), depois que o parlamentar descartou renunciar para ser vice na chapa de Roberto Cidade (União Brasil).
A medida isola Alberto e fortalece Cidade, que aparece como terceiro colocado em pesquisas realizadas no último mês, mas divide uma direita que vai para a eleição de outubro com três candidatos à Prefeitura de Manaus - Cidade, Alberto Neto e Maria do Carmo Seffair.
Não é um cenário novo, mas define o protagonismo do governador no processo eleitoral. As próximas pesquisas devem medir o tamanho de seu prestígio político em Manaus.
NOTA: Ouvi o deputado Alberto Neto na manhã desta quinta. Ele disse que se afastou do governador, mas descartou falar em rompimento. "Os caminhos é que passam a ser diferentes", minimizou . Disse ainda que é natural que Wilson tenha um candidato. "É compreensível que tome medidas que ache necessárias". Alberto se referia as demissões de apoiadores que mantinham cargos no governo.
O deputado também afirmou que, ao se afastar do governador, que fez a opção por outro nome, fica mais independente e reforça seu propósito de disputar a prefeitura de Manaus com apoio do ex-presidente Bolsonaro e do presidente do partido, Waldemar Costa Neto.
ASSUNTOS: Alberto Neto, Bolsonaro, eleição 2024, Manaus, Roberto Cidade, Wilson Lima
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.