Compartilhe este texto

O despertar dos monstros


Por Raimundo de Holanda

28/08/2014 0h11 — em
Bastidores da Política



 

Um cachorro na vida de um casal que não se entende resultou em mais um crime. Ele, apegado ao animal. Ela, ansiosa para se livrar dele. A saída que a mulher encontrou foi dar sumiço ao cão sem o conhecimento do marido.  Mas como ? Isso não ficou esclarecido até ontem, quando o desaparecimento do veterinário Fernando Augusto Souza Moura foi desvendado. 

O dono do cachorro, Dorval Vieira Rodrigues,  descobriu que o cão havia sido levado para a clínica do veterinário e o procurou. Começou  aí um desentendimento que daria origem ao crime. Fernando se recusava dizer que fim dera ao cachorro. "Fui tomado por uma mágoa profunda", disse Dorval, entre lágrimas...

Mas matar seria a saida?  A mágoa e a humilhação despertam sentimentos sobre os quais a maioria das pessoas não tem domínio. O desejo de matar é um gatilho interno que pode ser disparado a qualquer momento e em qualquer lugar. E todos, sem exceção, estão sujeitos a isso. 

O que chama atenção nesse crime é um ódio que começou a ser semeado dentro de casa, quando o casal se desentendeu por causa do cachorro. Depois a entrada em cena do veterinário, cujo papel no sumiço do animal não foi de todo esclarecido. Nem parece ser relevante agora. Mas do episódio fica uma lição: provocar o ser humano ao limite é  correr o risco de despertar monstros adormecidos...

 

DEBATE NA TV

O debate desta quinta-feira na Band é esperado com ansiedade pelos candidatos ao Governo do Amazonas, mas  esse tipo de encontro não atrai grande público.Os candidatos ficam amarrados a regras que, na prática, impedem a troca de ideias sobre temas polêmicos.  E influi muito pouco na opinião dos eleitores já decididos a votar em determinado candidato. Na prática, uma grande perda de tempo...

CONTAS DO ARCEBISPO

Na sessão do dia 1º de setembro, o Tribunal de Contas do Estado deve apreciar o processo nº 4.741/2012, referente à prestação de contas do arcebispo     metropolitano de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, relativa ao exercício de 2012. As contas estão vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura sob a gestão do secretário Robério Braga.

DRIBLANO A LEI

O deputado e candidato à reeleição Wanderley Dallas (PMDB) está veiculando peças, via Facebook, onde não aparecem legenda partidária ou coligação, itens obrigatórios nesse tipo de publicidade.  

EFEITO PESQUISA

De acordo com analistas econômico-financeiros o avanço do índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, em 2,05% nesta quarta-feira, quando alcançou 61.049 pontos, tem relação direta com as pesquisas que apontam maior dificuldade para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), além da análise do primeiro debate entre presidenciáveis. A Bovespa não alcançava a marca de 61 mil pontos há 19 meses.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A partir desta quinta-feira,  candidatos, comitês financeiros e partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral os relatórios com os dados de captação de recursos financeiros e dos gastos efetivados com a campanha eleitoral neste ano.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.