O gesto do governador Wilson Lima
- O aceno do governador aos prefeitos é um avanço nas relações de poder. Que se torne uma prática, um compromisso não apenas com os prefeitos, mas com a sociedade.
Passada a eleição, o governador do Amazonas, Wilson Lima, acena com parcerias entre estado e prefeituras. A iniciativa é meritória. O estado é constituído de municípios e os cidadãos que neles residem.
O estado arrecada mais e os recursos precisam ser melhor compartilhados.
Para além das diferenças políticas que têm marcado estes tempos, gerando apreensões e incertezas sobre o futuro, o aceno do governador aos prefeitos é um avanço nas relações de poder.
Que vá além de um gesto. Que se torne uma prática, um compromisso não apenas com os prefeitos, mas com a sociedade.
A recente eleição abriu muitas feridas, o que seria motivo mais do que suficiente para alongar a distância entre os que estavam em campos opostos.
A iniciativa do governador Wilson Lima, entretanto, abre espaço para uma nova história, um novo tempo que precisa mais do que um gesto isolado de uma autoridade. Precisa ser construído por todas as lideranças políticas chamadas para a mesa de reunião.
Leia também
ASSUNTOS: governo do amazonas, Wilson Lima
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.