O 'governo do bem' vai muito mal
- O grande problema é que o "governo do bem", de Lula da Silva, não é muito diferente dos governos de extrema direita. O radicalismo é igual, apenas com a diferença que o "governo do bem" se ampara na lei e a interpreta de acordo com suas conveniências.
- Por exemplo, seus integrantes e amigos dizem o que querem e defendem a liberdade de dizer o que pensam, mas trabalham pela censura do resto da população. Que democracia é essa?
Parece claro que as eleições de 2026 sofrerão interferência externa muito grande. E o governo brasileiro, direta ou indiretamente, vem contribuindo para isso, se colocando cada vez mais como gerente de uma republiqueta latino-americana, duelando com a maior potência do planeta. Enquanto as armas forem as ofensas (como a de Janja da Silva), tudo bem. Mas quando vierem as sanções econômicas e armas, aí o castelo de areia no qual Lula ergueu seu governo vai começar a ruir.
Por quase nada o governo brasileiro, através de seus prepostos, aumenta o clima de hostilidade com o futuro governo dos EUA. Não foi educado o comportamento de Janja Lula da Silva em ofender gratuitamente o empresário Elon Musk, que será um possível integrante da equipe de Trump, com poderes para cortar gastos - o que pode reprimir as promessas de milhares de dólares anunciados neste domingo em Manaus pelo presidente Joe Biden para a Amazônia.
Mas também não tem o menor cabimento Musk dizer que o atual presidente do Brasil perderá a eleição em 2026, expondo seu poder de interferência em assuntos que somente dizem respeito aos brasileiros. Mas figuras midiáticas e pouco responsáveis, como Janja, acabam colocando o Brasil numa posição delicadíssima.
O grande problema é que o "governo do bem", de Lula da Silva, não é muito diferente dos governos de extrema direita. O radicalismo é igual, apenas com a diferença que o "governo do bem" se ampara na lei e a interpreta de acordo com suas conveniências.
Por exemplo, seus integrantes e amigos dizem o que querem e defendem a liberdade de dizer o que pensam, mas trabalham pela censura do resto da população. Que democracia é essa?
ASSUNTOS: ELON MUSK, Janja, Lula, Trump
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.