Compartilhe este texto

O homem predador e o número de estupros


Por Raimundo de Holanda

11/08/2024 20h47 — em
Bastidores da Política



Um grande número de predadores, que podem estar em entre nós. Lobos famintos  de olho em suas presas.  Instintos primitivos de repente liberados e as mulheres são os alvos. Desconfie daqueles que afirmam que "mulher de amigo meu para mim é homem...."

O número de mais de 800 mil estupros no Brasil , descontada a subnotificação de 90%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), não é exagero nem motivo para surpresas. Não estamos educando nossos filhos a estabelecerem limites, nem a escola está contribuindo para  um quadro de respeito às mulheres. Sexo consentido entre adultos não é apenas gostoso, é saudável.

O Amazonas lidera  esse ranking vergonhoso de estupros, segundo o Anuário de Segurança Pública e as subnotificações contabilizadas pelo IPEA. Na tentativa de mudar esse quadro, há projetos no Congresso Nacional  propondo penas mais altas para quem cometer esse tipo de crime, mas mexer na legislação não ajuda sem um processo de educação que deve começar em casa e ser complementado pela escola.

Mas a pior notícia é que cresceu o número de estupro de vulneráveis e, embora seja alto,  mais de 400 somente no Amazonas,  menos de  oito por cento são formalmente registrados, o que deve elevar esse número para mais de 1,5 mil, com ocorrência dentro de casa, envolvendo parentes,

 É um quadro que precisa mudar. E urgentemente. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: undefined

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.