O jogo que David Almeida está perdendo
David Almeida entrou prematuramente em um jogo que ele não conhece. E está perdendo. Primeiro, porque não sabe como ganhar, nem tem domínio sobre as peças do tabuleiro.
Segundo, porque expôs demais suas ambições pessoais, colocadas acima da obrigação de conduzir o barco Amazonas com o necessário cuidado para contornar os bancos de areia que se espalham ao longo do rio.
Terceiro, compartilhou poder e ficou refém de um grupo de parlamentares que caminha perigosamente em direção contrária, com ações que podem comprometer seu breve mandato de governador.
Há outros fantasmas no caminho de David. O maior deles é o gasto público acelerado e a falta de cuidado com os provisionamentos, necessários para honrar compromissos futuros. Isso fragiliza o Estado. Se virar uma bola de neve, gera revolta no funcionalismo, promove desemprego, desacelera a economia.
David, que exalta realizações que na prática não existem - nem a saúde vai bem, nem o funcionalismo anda contente, nem empregos foram gerados, nem a segurança melhorou - também não parece preocupado em conduzir esse barco até a praia, porque ele, David, já o deixou no meio do rio e saiu nadando para participar de um jogo de poder para o qual precisa estar credenciado. E não está. Ainda.
PT DÁ APOIO A JOSÉ RICARDO
O 6º Congresso Nacional do PT, encerrado sábado em Brasília, declarou apoio à candidatura do deputado José Ricardo na eleição suplementar para o governo. O motivo petista: “é o único capaz de ampliar as conquistas obtidas pelos governo Lula e Dilma no Amazonas.”
APOIO DE GLEISE AO ZÉ
Agora pré-candidato oficial do partido, Zé Ricardo vai ter apoio da senadora Gleise Hoffman, primeira mulher a presidir o PT, e acusada de receber R$ 1 milhão de propina para sua campanha.
BRAGA TRABALHA AS BASES
Pré-candidato ao governo, o senador está trabalhando intensamente suas bases eleitorais nos fins de semana que passa em Manaus. No sábado lotou o auditório da sede do PMDB com professores da capital e interior.
@@@
E vendeu bem seu peixe, creditando a violência que atinge a juventude agora à falta de projetos sociais durante a sua gestão no governo.
ALMEIDA NOS ALAGADOS
O governador David Almeida tirou o domingo para visitar as cidades alagadas de Caapiranga e Anamã, no entorno de Manacapuru. Marcou presença transitando pelas ruas de voadeira acompanhado de servidores da Defesa Civil do Estado.
@@@
Mas pouco pode fazer. A coisa que poderia mudar a situação seria mudar as cidades para a terra firme...
E enquanto o governador visita cidades alagadas, o ‘mentor’ do programa emergencial na saúde, Ricardo Nicolau, fiscalizava os serviços em unidades hospitalares em Manaus.
TRILHEIROS NO MINDU
Mais de 200 ‘trilheiros’ foram a conhecer ontem as trilhas do Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez. Eles participaram da 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, prova que teve início às 7h e percorreu 12 das 13 trilhas existentes do parque, que permitem o contato direto com a fauna e a flora preservadas da cidade.
@@@
Uma pena que o Mindu, que já teve os melhores balneários naturais de Manaus, agora escorra por entre a mata do parque na condição de esgoto.
ASSUNTOS: Amazonas, david almeida
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.