Compartilhe este texto

O mundo que estamos construindo


Por Raimundo de Holanda

24/12/2024 20h08 — em
Bastidores da Política



Há 5.024 anos, quando começou a escrita, o mundo mudou, o comércio se expandiu e com ele a ciência e o saber. Era o ano 3.000 e a civilização humana se concentrava basicamente no Oriente Médio. 

Muita coisa mudou ao longo dos séculos. Já na era cristã, no ano de 1.300, com a invenção da prensa móvel, muita gente aprendeu a ler. Era um tempo em que os homens escreviam, outros se alfabetizavam e liam. Por muito tempo a leitura foi um meio de aprendizagem e de passagem do tempo - o tempo que perdemos ou ganhamos na medida em que aproveitamos cada segundo.

Cortando para 2024.Poucos estão lendo. Especialmente hoje...mas nada é diferente  de ontem. Os livros foram deixados na escrivaninha e nunca serão lidos. Os jornais estão sumindo, a ciência contestada. Há um novo tempo de escuridão  sendo construído por nós mesmos e nem percebemos.

Siga-nos no

ASSUNTOS: livros, Natal

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.