Compartilhe este texto

O protagonismo de Amazonino e Braga


Por Raimundo de Holanda

25/06/2017 19h04 — em
Bastidores da Política



As duas pesquisas divulgadas pela  365 e DMP  revelam ainda uma incipiente manifestação do eleitor.  Mas já indicam uma tendência de polarização entre os dois principais nomes na disputa. 

Ao mesmo tempo em que somam a maior rejeição contabilizada pelos dois institutos,   Eduardo Braga e Amazonino  Mendes aparecem em posição cômoda em relação aos demais concorrentes. 

Como se trata de uma eleição atípica, de campanha de curta duração, quem tiver a melhor estratégia de marketing seguramente vai superar antipatias preconcebidas. O que não garante a nenhum deles, ainda, lugar no pódio.

São até aqui os principais protagonistas de uma corrida onde de inicio se isolam na frente, mas estão em pista molhada e sujeitos  a derrapagem, o  que aumenta as chances dos demais concorrentes. 

Se um deles bater na primeira curva, abrirá  possibilidades para uma nova geração de politicos, representada por Rebecca Garcia,  que somou  mais  de dez pontos nas duas pesquisas, ou José Ricardo, Liliane Maia e outros.

E os dias que antecederão o pleito serão de céu cinzento, chuva forte e pista molhada. 

Se ocorrer uma batida e um deles ficar para trás, crescerá  a possibilidade do outro. Mas crescerá  também o fator surpresa, renovação.

O PODER QUE O ELEITOR TEM

O Amazonas possui 2.338.497 eleitores, aptos a votar nesta eleição para governador tampão, sendo 1.275.088 na capital e 1.063.409 no interior. Eles estão espalhados em 1.508 locais de votação, nos quais se encontram 7.262 seções eleitorais, sendo 3.528 na capital e 3.734 no interior. 

LUPPI EM MANAUS

O presidente nacional do PDT Carlos Luppi veio ontem a Manaus cuidar da ‘largada’ do partido na campanha eleitoral com a candidatura de Amazonino Mendes. Em 2011, Luppi foi responsável pelo ingresso de Amazonino, então prefeito de Manaus, na sigla.

Na época, que segundo Luppi o partido estava na inércia e precisava de musculatura para a disputa de 2012. Hoje, as pesquisas apontam a possibilidade de conquistar o governo.

PRAZO PARA DEFENSOR ASSUMIR

Em setembro vence o prazo para que os 57classificados no concurso de defensor público da DPE-AM, realizado em 2013, assumam os cargos. Existe ainda 53 cargos que estão vagos, e o Amazonas tem somente 103 defensores para quase 4 milhões de habitantes.

GUERRA DA ÁGUA

O deputado Dermilson Chagas vai colocar frente a frente, numa Audiência Pública hoje na Assembleia Legislativa, órgãos de defesa do consumidor com diretores da Manaus Ambiental. Ele quer resolver a ‘guerra da água’ travada pela concessionária contra o uso de poços.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Eleições 2017

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.