O segredo é contar tudo
Em apenas sete dias de agosto, leitores do Portal do Holanda movimentaram 2,1 milhões de páginas, contra apenas 216.039 do site Amazonas Em Tempo. Os números são do IVC, que está divulgando ranking semanais de audiência. O site D24Am, do jornal Diário do Amazonas, ficou fora da auditagem semanal, mas seus números aparecem no resultado do mês, que deve ser divulgado na segunda semana de setembro. Em julho, o Portal do Holanda fechou com 9, 9 milhões de páginas abertas pelos leitores, contra 1,5 milhão do d24Am.
A auditagem semanal é uma novidade do IVC (Instituto de Verificação de Circulação) e visa atender profissionais de Mídia e Planejamento de 297 agências de publicidade associadas ao instituto com os números de tráfego na Web.
Números do Google Analytics, que ainda passarão por auditatem do IVC, apontam que de 1 a 19 deste mês o Portal do Holanda atingiu mais de 6 milhões de visualizações. É o PH se consolidando como o site de notícias mais acessado do Amazonas e da Região Norte.
O PAÍS COM MARINA PRESIDENTE
A morte de Eduardo Campos tirou Marina Silva do limbo. Agora ela surfa em céu de brigadeiro, confundindo adversários e eleitores. Com a economia oscilando para baixo, o Real se desvalorizando e inflação alta, a performance de Marina é um agente complicador para o País. Com ideias estatizantes, a candidata caminha para o isolamento político. Se isso vai acabar influindo negativamente no seu desempenho eleitoral, é dificil dizer. Mas quem lembra da era Collor de Melo não esquece de que ele foi candidato por um partido pequeno e se elegeu. Acabou confiscando a poupança e levando o país à beira de um desastre político e econômico.
Claro que não se pode comparar Marina a Collor, mas a candidata precisa refinar o discurso. E olhar o Brasil como ele é: um país plural. Marina tem a seu favor o que Collor nunca teve: uma grande inteligência. O que falta é usá-la melhor, inclusive na campanha e nas relações, necessárias, com as forças politicas que a apoiarão.
PARA PERDER VOTOS
O candidato ao governo do Estado pelo Partido Comunista Brasileiro, Manoel Luiz Navarro, postou em sua página no Facebook uma mensagem onde a expressão “Jesus te ama” é combinada em anagrama que resulta na frase “Sejam ateus”. Pelo jeito, Navarro pouco está ligando para os votos de católicos e evangélicos.
GRANA CURTA
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes, baixou portaria que restringe o reembolso das despesas efetuadas por oficiais de justiça durante a campanha eleitoral, à execução de mandados judiciais. O orçamento das eleições deve estar curto.
RECURSO NEGADO A ALFREDO NASCIMENTO
O corregedor eleitoral João Mauro Bessa indeferiu recurso interposto pelo senador Alfredo Nascimento (PR) no processo nº 5038-27.2010.6.04.0000, Classe 30, em ação de investigação judicial eleitoral proposta pela coligação majoritária "Avança Amazonas", em 2010, e pelo ex-governador Omar José Abdel Aziz. Nascimento queria mais prazo para apresentar contrarrazões, além de oitiva de testemunhas, inclusive por precatória.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE CAMPANHA
Encabeçada pelo senador Eduardo Braga (PMDB), a coligação Renovação e Experiência entrou com representação por suposta captação ou gasto ilícito de recursos financeiros em campanha eleitoral contra o governador José Melo (Pros) e seu vice na coligação Fazendo Mais por Nossa gente, o deputado federal Henrique Oliveira (SDD). O juiz auxiliar do TRE/AM, Márcio Rys Meirelles de Miranda, deu cinco dias para que Melo apresente defesa.
PMAM NA MIRA DO TRIBUNAL DE CONTAS
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas designou equipe, chefiada por Antonio José Inácio de Souza, para fazer inspeção in loco na Polícia Militar do Estado do Amazonas. A documentação a ser auditada refere-se ao exercício de 2013.
ADONIRAM MULTADO EM R$ 57 MIL
O diretor do Fundo Municipal da Previdência de Caapiranga, Francisco Adoniran Macena da Costa, está notificado pelo Tribunal de Contas do Estado a recolher o valor de R$ 57.320,94 ou apresentar justificativas referentes ao processo nº 1929/2012-TCE, no prazo de 30 dias.
ASSUNTOS: IVC. audiência, Portal do Holanda, ranking, sites, web
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.