Os amigos do 1º degrau
É um pouco tarde, mas vale lembrar que na sexta-feira foi comemorado o dia do amigo. Mas como ter amigos nessa guerra por espaço, por prazer, poder, riqueza e sexo? Quem são nossos competidores senão aqueles que nos cercam e com os quais disputamos amor, dinheiro, prestígio, reconhecimento?
Como encontrar no meio dessa guerra valores que podemos compartilhar, se pensamos diferente e é falsa a ideia de que somos a soma de outras pessoas? E que não está no nosso DNA a capacidade de ver virtudes, mas defeitos.
Não é fácil ter amigos porque amizade pressupõe como condicionante confiança, cumplicidade, uma grande renúncia a opiniões para aceitar o outro como ele é, mas com a confiança de compartilhar segredos. Aí está o problema.
Nas minhas relações há pessoas especiais - que pensam diferente, que amam diferente, que se relacionam diferente. Há pessoas que consigo ler, olhando nos olhos. É um grupo tão pequeno, mas tão pequeno que caberia no primeiro degrau de uma escada. E com elas tento subir até o último andar...
ASSUNTOS: amizade, amor, dia do amigo, sexo
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.