As ovelhas que não seguiram Silas
Silas Câmara, terceiro colocado nas eleições para a prefeitura de Manaus, revelou que foi procurado pelos dois candidatos ao segundo turno, mas que vai “esperar uma decisão do partido”, que por sinal é comandado por ele mesmo.
O deputado obteve 115,7 mil votos, 45 mil a menos do que registrou quando disputou a vaga de deputado federal em 2014 (160,2 mil).
Na verdade, não encolheu no nivel de Hissa Abrahão ( 115.702 votos em 2014 para deputado federal e apenas 27,506 para prefeito. Lógico que em cenário reduzido: a cidade de Manaus, mas com concentração maior de eleitores e onde conquistou expressiva votaçao há dois anos.
Quem cresceu mesmo, proporcionalmente, foi José Ricardo. Em 2014 ele obteve 27,5 mil votos para deputado estadual e na disputa da preifeitura de Manaus este ano alcançou surpreendentes 113,9 mil votos.
No curral de Silas deixaram de votar nele cerca de 100 mil evangélicos ( a igreja Assembleia de Deus, dominada por sua familia, tem 208.774 membros adultos em Manaus, portanto em idade de votar, segundo dados do Censo de 2010).
Portanto, a comemoração de Silas por ter obtido o terceiro lugar na verdade esconde uma frustração com suas ovelhas. A maioria não o conhece ou não quer conhecer. No segundo turno, seguirão o pastor da escolha delas mesmo, sem as costumeiras intromissões da Igreja na vida pessoal de seus membros.
Com os 364.485 votos obtidos no primeiro turno da eleição em Manaus, o prefeito Arthur Neto ficou atrás apenas 21.370 votos em relação ao placar de 385.855 votos, que obteve no primeiro turno em 2012; no segundo turno chegou a 603.483 votos.
PTN PEDE PASSAGEM
O PTN é um partido em ascensão no Amazonas. Repetindo 2012, a legenda quebrou paradigmas e elegeu novamente um grande número de parlamentares à Câmara Municipal de Manaus. No interior do Estado, também superou as expectativas, afirma o deputado Abdala Fraxe, comandante regional e do partido.
Abdala assegura que o PTN agora tem bala suficiente para levar em frente seu projeto de eleger dois deputados federais em 2018. “Temos muita garra e os nossos valetes de ouro estão na mesa”, expressa ele.
CACIQUES DE VOLTA
As urnas de domingo trouxeram de volta ao poder alguns velhos caciques da política interiorana e também marcou a tentativa de retorno de outros dinossauros.
@@@
Em Novo Airão, o ex-deputado estadual Wilton Santos deu um banho de votos em seus adversários e agora vai cumprir o seu quarto mandato na terra do boto e do peixe-boi.
@@@
No baixo Amazonas, a família Falabella fez barba, cabelo e bigode. Em São Sebastião do Uatumã, Falabella vai comandar novamente a prefeitura local e em Urucará Enrico Falabella destronou o prefeito Felipe Cabeça Branca. É o mais novo membro de uma dinastia construída pelo falecido Pedro Geraldo Falabella, dono de cinco mandatos em Urucará.
ASSUNTOS: Amazonas, eleições 2016, igreja assembleia de deus, Manaus, silas camara

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.