Compartilhe este texto

Pesos-pesados que ameaçam reeleição de Braga para o Senado


Por Raimundo de Holanda

08/04/2025 21h44 — em
Bastidores da Política


  • Já foi difícil em 2022, quando o senador disputou o governo e perdeu em redutos nos quais apostou que venceria. Foi derrotado em Manaus e outros 33 municípios.
ouça este conteúdo

O senador Eduardo Braga(PMDB) ainda procura entender seu fraco desempenho em Manaus nas eleições de 2018. Recebeu uma votação muito inferior às expectativas do seu grupo político e aquém do que projetavam as pesquisas: 204 mil votos, ficando na quarta colocação, atrás de Hissa Abrahão 213.532 votos, Luiz Castro (458.342) e de Plínio Valério 635.891 votos).

Reverter esse cenário negativo na capital, oito anos depois, é uma tarefa difícil, pela guinada do eleitorado para a direita.

Já foi difícil  em 2022, quando o senador disputou o governo e perdeu em redutos nos quais apostou que venceria. Foi derrotado em Manaus e outros 33 municípios.

Em 2026 Braga vota à cena na disputa pela reeleição, com o eleitor escolhendo novamente dois nomes para o Senado.

A provável dobradinha entre o governador Wilson Lima (União Brasil) e Alberto Neto (PL) cria um cenário, senão desfavorável, de muita dúvida para Braga. 

Além do capital político de Wilson e Alberto (este último obteve 479.297 votos na última disputa pela prefeitura de Manaus) há outro peso pesado na corrida eleitoral: Plínio Valério (PSDB), que também busca a reeleição.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Alberto Neto, Eduardo Braga, Plínio Valério, Wilson Lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.