PGR vai pedir abertura de inquérito contra ex-governadores do Amazonas
A Procuradoria-Geral da República deve pedir nos próximos dias a abertura de inquérito para investigar os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. As acusações contra os dois ex-governadores do Amazonas foram feitas por executivos da empresa Andrade Gutierrez. Braga é acusado de cobrar 10% de propina em todas as obras realizadas pela empreiteira no Amazonas, entre elas o Prosamim e a Arena Amazônia. Omar também teria recebido propina. . Outros inquéritos deverão ser abertos contra Eduardo Braga, dependendo do conteúdo do acordo de leniência firmado com a Camargo Correa, responsável pela construção da ponte Rio Negro. Se houver citação a Braga, como muitos insinuam, a situação do senador ficará muito complicada.
POR QUE BRAGA FOI EXCLUÍDO POR TEMER
. A decisão do presidente Michel Temer de vetar a indicação de Braga para o Ministério da Integração, feita por Renan Calheiros, ocorreu não porque ele deixou de comparecer para votar na histórica sessão do impeachment no Senado, mas porque o conteúdo da delação de executivos da Andrade Gutierrez contra o senador já havia vazado. Temer quis evitar o constrangimento de ser forçado a afastar um ministro indicado para um governo que sequer havia começado.
RECONQUISTAR GOVERNO FICOU MAIS DIFÍCIL PARA BRAGA
Eduardo Braga tentava semana passada costurar seu retorno ao governo do Amazonas. Persuadiu a revista Veja a publicar matéria revelando suposto crime eleitoral praticado pelo governador eleito, José Melo. A imprensa nacional geralmente é usada como instrumento de pressão pelos políticos locais por estar próxima do centro de poder . Mas a divulgação da delação foi um balde de água fria nas pretensões do senador, pela repercussão negativa que teve. Agora o TSE terá que decidir se manda reiniciar todo o processo eleitoral contra José Melo, pelos vícios que contém, ou entrega o governo do Amazonas a quem é acusado de usar, durante oito anos, a máquina pública desse mesmo governo para receber propinas que, segundo delatores da Andrade Gutierrez, somaram R$ 30 milhões.
JUNTANDO OS CACOS DO PT NO AMAZONAS
PT quer ‘juntar os cacos’ no Amazonas e começar vida nova de olho na eleição municipal. Hoje acontecerá a primeira reunião pós-impeachment da presidente Dilma e os seguidores da estrela vermelha terão de avaliar a eleição sem os fartos ‘fundos’ carreados da Petrobras e empreiteiras para as campanhas do partido. Além disso, neste ano o partido deixará de ter seu principal puxador de votos, o ex-deputado Francisco Praciano, que passa por problemas graves de saúde. Assim, o partido fica dependente do baixo desempenho eleitoral de sua bancada na CMM, cujos três vereadores eleitos somaram em 2012 apenas 14.649 votos, e somente Rosi Matos conseguiu superar a marca de 5 mil votos.
LÁ VAI ELE
Sem ligar para as águas que passam embaixo da ponte, o pré-candidato a prefeito de Manaus pelo PR, Marcelo Ramos mobiliza sua equipe para uma reunião hoje a partir das 19h, no hotel Amazônia Tower. Na pauta onde vai rolar assuntos como futebol amazonense, transporte coletivo, inclusive a segurança nos terminais e dentro dos ônibus, o transporte grátis para estudantes e outros. Segundo assessores, Marcelo quer se colocar não apenas como uma opção de ‘renovação’, mas também como alguém que está na política de mãos limpas.
DEPUTADOS DO AMAZONAS NO PARÁ
A Assembleia Legislativa terá hoje uma sessão ordinária compensatória à sessão da próxima quinta-feira, quando haverá reunião do Parlamento Amazônico em Belém do Pará. Os deputados do Amazonas viajarão em comitiva para a capital paraense na quarta-feira, após a sessão do dia. A participação da bancada do Amazonas nas reuniões do PA é uma manifestação de apoio ao presidente do colegiado regional, deputado Sinésio Campos, além do debate de problemas que envolvem toda a região amazônica.
HOMENAGEM A FÁBIO MONTEIRO
Homenageado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, o procurador-geral do Amazonas, Carlos Fábio Monteiro recebeu a comenda como prêmio pelo trabalho constante dos procuradores estaduais na fiscalização das leis e na luta contra a corrupção, assim como na orientação aos órgãos e instituições públicas. Na semana passada, o MPE-AM assinou uma parceria com o Ministério da Justiça uma parceria para instalar um laboratório de investigação de crime de lavagem de dinheiro. Um dos focos são os milhões de reais desviados por prefeitos do interior.
ASSUNTOS: Eduardo Braga, Lava Jato, Omar Aziz, PGR, propina
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.