A política é um circo...
ouça este conteúdo
|
readme
|
É curiosa a indiferença dos brasileiros ao julgamento do ex-presidente Bolsonaro e seu grupo, ambos acusados de tentativa de golpe de estado e atentado à democracia. Fora a imprensa dita profissional e grupos militantes - da esquerda e da direita, cada um com um discurso diferente nas redes sociais - o brasileiro em geral está preocupado com outra coisa - alta de preços, desemprego, violência.
O que isso revela? Que a política é um circo, e que o sistema de justiça, ao escolher lado, ajuda na percepção geral de que abdicou de sua função básica - de guardar a Constituição, não um compêndio de leis, mas direitos fundamentais que, quando contrariados, impactam negativamente na imagem da corte.
É evidente que Bolsonaro e seu grupo armaram um golpe, mas também é verdade que os magistrados que os julgaram hoje - como Alexandre de Moraes - suposta vítima de atentado não consumado; Cristiano Zanin e Flávio Dino, por terem feito parte do ciclo de amizade do grupo no poder, não tinham a necessário isenção para participar desse julgamento.
O "discurso" do ministro Alexandre de Moraes, durante o julgamento desta quarta-feira, foi político. Fez o papel que cabia ao Procurador Geral da República. Mais uma vez dominou a cena.
ASSUNTOS: Bolsonaro, STF

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.