Por que o eleitorado prefere os mais velhos na política
O ex-presidente americano Barak Obama esteve no Brasil esta semana e num encontro em São Paulo ‘pregou’ a valorização dos jovens na política. Obama (assim como os que defendem a tese) esquece o fator social.
Não há como aumentar a participação dos jovens num modelo elitizado como o brasileiro, onde partidos e mandatos viraram castas grupais e familiares.
A maioria dos jovens que entra na política ou dela tenta participar vem dessas familias, carrega no sangue vícios de pais e avós. Não são a renovação prometida, apesar da máscara que aprenderam a usar.
A eleição suplementar no Amazonas mostrou isso muito claramente. O eleitorado - apesar da participação de jovens na disputa do primeiro turno - optou por um candidato à moda antiga, que julgou mais preparado.
A educação em Manaus
O prefeito Arthur Neto vem reunindo com gestores das escolas municipais para montar um plano de recuperação das mesmas. E está determinado a “não mais ficar discutindo velhos problemas, mas sim ações objetivas e resolutivas”.
“Ronda total”
À parte a elogiável boa intenção da grande operação "Proximidade", o novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, vice-governador Bosco Saraiva, deve acordar para o fato de que a realização de uma mega operação dessa natureza não se divulga previamente, sob pena de alertar o crime organizado.
Guerra na fronteira
Motivo de sucessivos discursos do deputado Cabo Maciel (PR) na Assembleia Legislativa, a guerra das forças de segurança contra os traficantes de drogas e os ‘ratos d`água’ na fronteira do Amazonas com a Colômbia se acirra a cada dia. Comandantes de embarcações que usam a rota do Alto Solimões vivem em pânico, expostos a assaltos sempre violentos, com os bandidos portando armas pesadas.
“Curumim no Parlamento”
De autoria do jornalista Mário Adolfo, a cartilha “Curumim no Parlamento” será lançada na segunda-feira (9), em solenidade às 10h na Câmara Municipal de Manaus. A cartilha explica ao público infantil, de forma didática, o funcionamento da CMM e o seu papel político na história da cidade de Manaus.
ASSUNTOS: Amazonino Mendes, Obama
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.